Trovas e Bailados da Ilha, Carlos M. Santos, 1955, ilha da Madeira.
Categorias
Descrição
Carlos M. Santos, Trovas e Bailados da Ilha: Estudo do folclore musical da Madeira, capa de Max Römer, ed. Delegação de Turismo da Madeira, 1955.
Exemplar dedicado pelo Autor, a 7/4/1955, ao governador da Madeira, Cmdt. José Inocêncio Camacho de Freitas. Oferta do genro, general Altino de Magalhães.
Carlos Maria dos Santos (Funchal, 22 jul. 1893; idem, 6 out. 1955). Filho de João Pontes dos Santos e de Maria Teodora dos Santos, cursou a Escola Comercial do Funchal, quando ainda anexa à Associação Comercial do Funchal, trabalhando na indústria de bordados. Desde muito cedo com especial apetência para a música, veio a fundar um grupo de bandolins, que actuou pelos arquipélagos atlânticos, assim como grupos folclóricos, como o da Camacha, tendo sido o primeiro autor a dedicar-se de uma forma segura ao folclore madeirense, quer música, como letras e indumentárias, sendo uma das referências insulares nesta área. Era pai do investigador Rui Santos (1921-2014), Um Homem Bom (Nelson Veríssimo, 15 de julho de 2014)