The ocean flower: a poem., ilha da Madeira, by T. M. Hughes, Londres, 1845, Inglaterra.
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Descrição
Terence MacMahon Hughes, The ocean flower: a poem. Preceded by an historical and descriptive account of the island of Madeira, a summary of the discoveries and chivalrous history of Portugal, and an essay on portuguese literature, Londres: Longman, Brown, Green, and Longman, 1845, Inglaterra.
Exemplar da antiga biblioteca do duque de Palmela (1781-1850), Universidade de Toronto, Canadá.
Terence MacMahon Hughes (1812-1849), casado com uma portuguesa, foi o jornalista e poeta que lançou a hipótese do comerciante e poeta Manuel Thomas (1585-1665), autor da Insulana, Antuérpia e Ruão, 1635, poder ser eclesiástico, ideia de imediato seguida por outros autores.
Manuel Tomás (Guimarães, 10 abr.1585; Funchal, idem, 1665). Filho do médico Luís Gomes de Medeiros e de D. Gracia Vaz Barbosa, dado como cristão-novo e de um dos ramos da família Abravanel, tendo os irmãos se radicado, entretanto, em Amesterdão, aparece na Madeira em 1610 e, com a função de intérprete dos navios estrangeiros, em 1629, embora a propriedade do ofício fosse de Fernão Favila de Vasconcelos, filho de Mateus Favila, ao qual, em princípio, pagaria uma parte do seu ordenado. Veio a assistir mais de 50 anos no Funchal como importante mercador e morreu assassinado pelo filho de um ferrador do Funchal, no dia do seu aniversário, por razões que se desconhecem, quando contava 80 anos de idade, tendo sido sepultado no Convento de São Francisco. Escreveu Poema del Angelico Doutor S. Tomás, Lisboa, 1626; Insulana, dedicada a João Gonçalves da Câmara, 4.º conde de Vila Nova da Calheta, Anvers e Ruão, 1635; Rimas Sacras Dedicadas a Todos os Santos, ibidem; O Fénix da Lusitânia, ou Aclamação do Sereníssimo Rei de Portugal, João IV, poema heroico dirigido a Gaspar de Faria Severim, Ruão, 1649; União Sacramental oferecida a El-rei D. João IV do Nome e XVIII Entre os Reis Portugueses, idem, 1650; Tesouro de Virtudes, Antuérpia, 1661; e Décimas a Um Pecador Arrependido, sem local nem data de impressão, mas que deve datar de depois de O Fénix da Lusitânia, logo de 1649 para 1650, pois que no inventário da Livraria do Colégio, é dada como a sua 5.ª obra.