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Arquipelago de Origem:
Inglaterra
Data da Peça:
2002-00-00
Data de Publicação:
26/08/2024
Autor:
Paula Rego
Chegada ao Arquipélago:
2024-08-26
Proprietário da Peça:
Catedral de Durham
Proprietário da Imagem:
Catedral de Durham
Autor da Imagem:
Catedral de Durham
St. Margaret and David, pastel de óleo de Paula Rego, 2002, catedral de Durham, Inglaterra.

Categorias
    Descrição
    St. Margaret and David.
    (Hungria, 1046-Edimburgo, 1093) e (1084-1153)
    A Lição da Professora Julieta
    Pastel sobre papel montado em alumínio, .
    Paula Rego (1935-2022), 2002.
    Uma encomenda especialmente emocionante, mas controversa, foi o pedido da catedral de Durham a Paula Rego, em 2001, para que executasse uma pintura de Santa Margarida (1046-93). Embora o seu trabalho fosse amplamente conhecido, esta foi sua primeira comissão religiosa que teve em Inglaterra. O ascetismo de Margaret é francamente retratado, mas também a força interior que veio com esse ascetismo e permitiu que ela direcionasse seu filho para longe do foco exclusivo nas armas de guerra (David I ficou famoso como fundador de numerosas abadias escocesas).
    Durham Cathedral, Inglaterra.

    Maria Paula Figueiroa Rego (Lisboa, 26  jan. 1935, Londres, 8 jun. 2022). Em 1951 permaneceu dois semestres em Kent, no Reino Unido, o que lhe viria a permitir o contacto com a Slade School of Arts, em Londres, que frequentou até 1956. Em 1965, expôs no ICA (Institute of Contemporary Art) também em Londres (cidade onde passou a residir) e realizou a primeira exposição individual em Lisboa, na Sociedade de Belas Artes. Esta exposição, extremamente aclamada pelos críticos de arte, viria a constituir um marco decisivo na carreira da Pintora. Quando na época foi inquirida sobre a razão de pintar respondeu "pinto porque não posso deixar de pintar". A sua obra é essencialmente de pendor neofigurativo e surrealista, distinguindo-se por perturbadoras imagens de carga erótica, recorrendo a um certo imaginário infantil. Tem sido recentemente objeto de exposições retrospetivas individuais (na Fundação Calouste Gulbenkian em 1982, na National Gallery em 1992, Centro Cultural de Belém em 1997, etc...) os seus trabalhos fazem parte de inúmeras coleções Nacionais e Estrangeiras. Em 1990, foi convidada para artista associada da National Gallery e, em 1991, viria a ser a primeira artista viva a ter uma obra na coleção permanente dessa mesma instituição O Jardim de Crivelli na então recentemente inaugurada Sainsbury Wing. A Fundação de Serralves realizou entre 15 de outubro e 23 de janeiro de 2005, uma importante exposição da sua obra.
    An especially exciting but controversial commission was to ask the distinguished artist, Paula Rego, to provide a painting of St Margaret (1046-93). Although her work is widely known, this was her first religious commission in England. The asceticism of Margaret is frankly portrayed but also the inner strength that came with that asceticism and enabled her to direct her young son away from exclusive focus on the weapons of war (David I is famed as the founder of numerous Scottish abbeys).
    Paula Rego (1935-2022) grew up in Portugal during the Salazar regime; the only child of an engineer father and painter mother. After being diagnosed with tuberculosis at age three, the family moved to the seaside for her health. As an only child she was doted on by her parents who exposed her to a myriad of influences ranging from Disney and Bunuel; to Goya and traditional Portuguese fairy and folktales. As with most only children she was often alone with only her imagination to keep her company. It was this childhood foundation of cultural exposure and time spent alone drawing on the floor that would shape her work lifelong. Her father?s strong opposition to Salazar led him to send Paula Rego to the United Kingdom for her education. She attended secondary school in Kent and went on to study at the Slade School of Fine Art. Rego's work is known as much for its subject matter as for its style. Her childhood has never left her imagination. Her works synthesize her childhood experiences and influences. Imagery from fairytales and animals taking on human roles convey political views in a manner both fantastical and unsettling. Tate director Nicholas Serota describes Rego as having "taken her own childhood experiences, memories, fantasies and fears, and given them universal significance". Paula Rego was short listed for the Turner Prize in 1989. In 1990 she became the first associate artist, National Gallery, London. She has had retrospectives at the National Gallery, Serpentine and the Tate.