Símbolos e práticas culturais dos Makonde, António Henrique Rodrigues Roseiro, anexos de tese de doutoramento, agosto de 2013, Coimbra, Portugal
Categorias
Descrição
António Henrique Rodrigues Roseiro, Símbolos e Práticas Culturais dos Makonde, 2º volume de anexos, agosto de 2013, Universidade de Coimbra, Portugal.
A matéria vertida neste volume de anexos e suplementos, dividida em quatro blocos, surge como consequência natural da nossa vontade em aprofundar o conhecimento sobre o povo Makonde. Neste contexto, reuniu-se um conjunto de informações que, de uma maneira ou outra, nos permitiu avaliar melhor o percurso deste povo na história e no tempo em particular de 1960 à actualidade. Consideramos que, para fazer a caracterização deste grupo étnico, que despertou o nosso interesse particular, foi importante saber como os Makonde reagiram perante as adversidades naturais, geográficas, políticas e temporais, preservando grande parte dos seus traços culturais, aspetos que os distinguem e identificam como povo central na etnologia multifacetada de Moçambique. Os assuntos aqui apresentados funcionaram como âncoras ao trabalho expresso no corpo da tese, podendo, ao mesmo tempo, servir-lhe de complemento (Nota do Autor).