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Arquipelago de Origem:
São Pedro (Funchal)
Data da Peça:
1630-00-00
Data de Publicação:
23/08/2023
Autor:
Oficina portuguesa (atr.)
Chegada ao Arquipélago:
2023-08-23
Proprietário da Peça:
Convento de Santa Clara do Funchal
Proprietário da Imagem:
DRC/Rita Rodrigues
Autor da Imagem:
Rita Rodrigues
São Jerónimo Penitente com Anjo, óleo de oficina portuguesa (atr.), 1630 (c.), coro alto do convento de Santa Clara do Funchal, ilha da Madeira

Categorias
    Descrição
    São Jerónimo Penitente com Anjo.
    Óleo sobre madeira.
    Oficina portuguesa (atr.) dos inícios do século XVII, 1630 (c.)
    Proveniente do convento de São Francisco do Funchal (?)
    Fotografia de Rita Rodrigues (antes de recente restauro desta pintura)
    Coro de Cima do convento de Santa Clara do Funchal, ilha da Madeira.

    São Jerónimo nasceu em Estridón (Estridão), perto de Aquilea (Veneza), em 347, e faleceu em Belém, em 420. Foi batizado quando já tinha dezanove anos e em 373 partiu em peregrinação à Terra Santa. Entre 375 e 378 esteve retirado no deserto da Síria, optando por uma vida de solidão contemplativa (anacoreta), tendo alguns autores registado que a sua pele ficou negra como a de um africano. Na representações de S. Jerónimo, o santo surge com alguns dos seus atributos, que identificam episódios da sua vida: um leão (a quem tirou um espinho da pata); uma pedra (que golpeava o seu peito em ato de mortificação); uma caveira (sobre a qual meditava no deserto); uma caveira e relógio de areia (simbolizando a sua penitência); um chapéu de cardeal (galero); umas lentes circulares (de estudioso). No entanto, podemos apontar algum anacronismo, como o chapéu de cardeal vermelho que apenas é usado depois de 1245 ou a lentes circulares, cuja invenção se deu em 1280, por Roger Bacon (1214-1294).
    É padroeiro dos tradutores, pois que estudou em Roma e traduziu a Bíblia para o Latim, a partir do original em hebreu e grego, colaborando com o papa Dâmaso (366-384), do qual foi secretário. Esta sua obra é muito conhecida e foi muito utilizada, como Vulgata, tradução para o latim da Bíblia, ficando, então, mais acessível a sua leitura. Dia 30 de setembro, é dia do Tradutor, celebrado desde 1953 pela Federação Internacional de Tradutores, sendo desde 1991 o Dia Internacional da Tradução.
    Na ilha da Madeira encontramos pintura e escultura representando S. Jerónimo. Indicamos quatro exemplos: 1 – “São Jerónimo”: pintura sobre tábua, de finais do século XVI, atribuída ao pintor régio de Filipe II, Michiel Cocxie (Malines, 1499-1592), integrado no retábulo barroco, do final do século XVII, altar de Santo António, na Sé do Funchal, revelando grande qualidade plástica (desenho, anatomia, modelação, luz); 2 – “São Jerónimo Penitente”: escultura em barro, de grande expressividade e dramatismo, da segunda metade do século XVI, de oficina portuguesa, hoje na Casa-Museu Frederico de Freitas (CMFF 13;2) e possivelmente proveniente do Convento de Santa Clara do Funchal; 3: “São Jerónimo”: pintura a óleo sobre tela integrada no arco triunfal da igreja do Colégio, obra do século XVII e de uma boa oficinal nacional, vendo-se o santo envolto num manto vermelho, observando-se um chapéu cardinalício (galero), vermelho, pendurado, e sobre a mesa um crucifixo e uma caveira, estando o santo absorto nas suas leituras e traduções. Trata-se de uma pintura de linguagem barroca, de acentuado jogo lumínico (claro-escuro); 4: “São Jerónimo Penitente», uma pequena pintura a óleo sobre madeira, do século XVII (?), possivelmente de uma oficina nacional, estando o santo no deserto, de longos cabelos brancos e fartas barbas, também brancas, golpeando o peito com uma pedra, vendo-se em primeiro plano uma caveira e em segundo plano um anjo. Pertence ao Convento de Santa Clara do Funchal (coro alto) (texto de Rita Rodrigues in Cultura Madeira, 1304).