Image
Arquipelago de Origem:
Goa
Data da Peça:
1870-00-00
Data de Publicação:
21/05/2023
Autor:
Oficinas indo-portuguesas
Chegada ao Arquipélago:
2023-05-21
Proprietário da Peça:
Família Figueiredo de Albuquerque
Proprietário da Imagem:
Privado
Autor da Imagem:
Privado
Sala de estar ao gosto de 1870 (c.) e seguintes, Casa dos Figueiredo, Loutolim, Panaji, Goa, União Indiana

Categorias
    Descrição
    Sala de estar,
    Móveis de madeira aparelhada e entalhada com assentos e costas de palhinha, como as cadeiras articuladas, tal como estofados,
    Oficinas indo-portuguesas, 1870 (c.) e seguintes
    Estas cadeiras seguem diretamente os modelos indo-portugueses dos séculos XVI/XVII, inspirados nas cadeiras de bordo portuguesas e aparecem nas rotas comerciais inglesas e portuguesas dos meados e finais do século XIX, com profuso entalhamento. Conhecem-se exemplares semelhantes no palácio da ilha de Moçambique, em coleções de Lourenço Marques, como a do Dr. Simões Ferreira, pai de Teresa Heins Kerry, na Madeira, como no Museu Quinta das Cruzes e na área de Lisboa, havendo, entre outras, uma sala completa na antiga Quinta da Granja do Marquês de Pombal, em Sintra.
    Fotografia de 2020.
    Casa dos Figueiredo, Loutolim, Panaji, Goa, União Indiana.

    Um dos mais monumentais exemplos da casa senhorial goesa, a Casa dos Figueiredo, apresenta um programa complexo de dois alpendres de entrada e três pátios interiores, correspondendo a dois períodos distintos da casa.  A grandiosidade da escala afirma de forma inequívoca a importância que as famílias brâmanes católicas ocuparam na sociedade e cultura goesas dos últimos séculos de ocupação portuguesa. Da ala construída no século XIX destaca-se não só o magnífico alpendre de entrada como uma sequência de grandes salões, onde vemos salientar-se o antigo vasary hindu, caracterizado pelas suas proporções muito estreitas e compridas. Digno de nota, a casa guarda uma excecional coleção de mobiliário indo-português que se distribui pelos diferentes interiores, sendo apresentado como Figueiredo Museum.
    Situada nas chamadas Velhas Conquistas, junto da aldeia de Loutolim, a casa apresenta a fachada principal orientada para um extenso vale de arrozais a este. O seu lote, limitado por baixos muretes, define um conjunto formado por edificado e jardins envolventes. No século XIX o edificado sofreu grandes transformações, que alteraram o seu traçado inicial (texto de Hélder Carita in A Casa Senhorial Portugal, Brasil & Goa).