Sala 1 da exposição Identity and Culture, Sharjah Archaeologic Heritage (UAE), 2019, Museu Nacional de Arqueologia, Belém, Lisboa, Portugal.
Categorias
Descrição
Sala 1 da exposição Identity and Culture, Sharjah Archaeological Heritage (UAE).
Projeto de arquitetura de Mário e Rita Varela Gomes, e outros, trabalho das oficinas da Sampaio e AcriGlobal.
Fotografia de Fernando Guerra, 7 de dezembro de 2019.
Museu Nacional de Arqueologia, Complexo do Mosteiro dos Jerónimos, Belém, Lisboa, Portugal.
A exposição Identidade e Cultura, Património Arqueológico de Sharjah, um dos Emirados Árabes Unidos, foi inaugurada no dia 14 de novembro de 2019 e estará patente ao público até ao fim do ano de 2020.
Esta exposição nasceu da colaboração estabelecida entre a Missão Arqueológica Portuguesa em Sharjah, ali a trabalhar desde 2017 e a Autoridade para a Arqueologia daquele Emirado, assim como do pronto acolhimento dispensado pelo Museu Nacional de Arqueologia.
Pretendemos dar ao público visitante, agora por meios informáticos, não só aspetos significativos da identidade e cultura daquela região da Arábia, mas também os contatos que desde tempos muito remotos se estabeleceram com outras culturas e, especialmente, com os portugueses, os primeiros europeus a ali aportarem na Modernidade.
A primeira sala abre com as palavras de Sua Alteza Sheik Dr. Sultão bin Muhammad Al-Qasimi: "Desde o tempo do aparecimento de Alexandre o Grande na área do Golfo até à chegada de Vasco da Gama, os europeus não tinham trocas diretas com o Oriente".
As relações entre a Europa e as diversas cidades comerciais da Península Arábica são bastante remotas, mas foi após essa viagem que se deu o primeiro passo em direção à Globalização.
Assim, a apresentação volta-se para os grandes Globos Terrestre e Celeste, o fundo azul das vitrines, com os instrumentos náuticos e cartografia, onde se combinou tecnologia europeia e islâmica, que permitiram essas viagens e contribuíram para dar ao Mundo a sua verdadeira dimensão universal. Um vídeo apresenta o atual Emirado de Sharjah, a que se seguem painéis e vitrina dedicada às campanhas da Missão Arqueológica Portuguesa naquela região (Texto para Visita Virtual, abr. 2020).