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Arquipelago de Origem:
Caldas da Rainha
Data da Peça:
1909-00-00
Data de Publicação:
17/01/2025
Autor:
Fábrica Bodallo Pinheiro
Chegada ao Arquipélago:
2025-01-17
Proprietário da Peça:
Antiga coleção Professor Doutor António Ferraz Júnior e Dr. José Manuel Ferraz
Proprietário da Imagem:
Palácio Correio Velho 2021
Autor da Imagem:
Palácio Correio Velho 2021
O Sacristão, figura de movimento em cerâmica das Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, 1909, Caldas da Rainha, Portugal

Categorias
    Descrição
    O Sacristão com turíbulo.
    (Que deveria ser de prata e não de ouro)
    Figura de movimento em cerâmica policromada e vidrada da Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro das Caldas da Rainha,  22 cm.
    Com marca da cobra e datado de 1905 e marca da fábrica Bordalo Pinheiro "FBP", datado de 1909.
    O sacristão enverga sobrepeliz de mangas muito largas, sendo a batina muito rodada e com pregas
    Peça de que há várias versões de 1903, 1905, 1909 e até aos dias de hoje, algumas editadas na fábrica de José A Cunha Sucessor, também das Caldas da Rainha e que chegou a ser gerida por Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1867-1920).
    Proveniente da antiga coleção Professor Doutor António Ferraz Júnior e Dr. José Manuel Ferraz.
    Palácio do Correio Velho, leilão de Lisboa, 12 de maio de 2021, lote 299, avaliada entre 200 e 400 euros, Portugal.

    Rafael Bordallo Pinheiro (Lisboa, 1846 - idem, 1905). Filho do pintor Manuel Maria Bordalo Pinheiro (1815-1880), secretário da Câmara dos Pares, não tardou a patentear a sua predileção pela caricatura, essencialmente, política, de que nos legou talvez o que de melhor que se fez no seu tempo, e mesmo na Europa, deixando quase uma dezena de periódicos por ele fundados e dirigidos. Nos últimos anos dedicou-se igualmente à cerâmica. Era irmão do pintor Columbano Bordalo Pinheiro (1827-1929) e pai de Manuel Gustavo Bordalo Pinheiro (1867-1920). As figuras de movimento foram das suas melhores criações e têm-se produzido até aos dias de hoje. Especialmente decorativas são constituídas por três partes (pernas, tronco e cabeça) articuladas entre si, por meio de um engonço, e que à mais pequena vibração reproduzem o movimento da figura humana, acrescentando-lhe o humor que celebrizou Bordallo.