Image
Arquipelago de Origem:
Funchal
Data da Peça:
2020-00-00
Data de Publicação:
26/01/2025
Autor:
UMa/CIERL
Chegada ao Arquipélago:
2025-01-26
Proprietário da Peça:
UMa/CIERL
Proprietário da Imagem:
Lourdes Castro/Porta 33
Autor da Imagem:
Lourdes Castro/Porta 33
Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 3, Cinema(s) Periférico(s), Funchal, 2020, ilha da Madeira.

Categorias
    Descrição
    Revista TRANSLOCAL Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, n.º 3, Cinema(s) Periférico(s),
    Edição em papel,
    Coordenação de Ana Salgueiro e Maria do Carmo Piçarra, UMa/CIERL,
    Uma capa com fotonovelos … in memoriam de Lourdes Castro (1930-2022)
    Funchal, 2020, ilha da Madeira.

    Fotonovelo de Lourdes Castro (1930-) e René Bertholo (1935-2005), agosto de 1969. Elenco: Leonor e Pitum Keil do Amaral, Eduarda e Marcelo Costa, José António Paradela, Lourdes Castro, René Bertholo, Jorge Sumares e Luiz Moreira, Praia Formosa, Funchal, ilha da Madeira.
    No verão de 1969, um grupo de amigos, reunidos no Funchal pelas circunstâncias felizes da vida, divertiu-se durante algumas semanas a realizar uma fotonovela, conjugando para tal uma sequência de diapositivos, dois filmes em Super 8 mm, voz reproduzida em fita magnética e duas canções de um disco de vinil. Daí resultou O Amor que purifica, uma paródia das convenções daquele género narrativo muito em voga na época. Um ano mais tarde, a mesma troupe – agora sem Pitum Keil do Amaral e Leonor Bettencourt – aventura-se, com o mesmo espírito, na realização de um filme em 16 mm, Trotoário Azul, insólita rêverie construída através da montagem descontínua de imagens e cenas improvisadas em diversos locais da Ilha da Madeira. Estes filmes foram apresentados depois em Paris, a 7 fev. e 11 jun. 1971, jul. 1972. Em 2013, estas duas obras improváveis foram ressuscitadas num DVD e transcritas num livro, ambos produzidos e editados pela Porta 33, no Funchal. Depois da sua antestreia na Casa-Museu Frederico de Freitas, a 7 dez. 2013, no Funchal, e de múltiplas projeções na Porta33, as versões em DVD destas duas obras foram exibidas publicamente em Lisboa, na Culturgest, a 3 e 5 abr. 2014, evocadas em conversa com alguns dos cúmplices que participaram na sua realização.
    TRANSLOCAL - Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas, é um projeto que visa a divulgação dos estudos dos fenómenos culturais, de alcance internacional, contemporâneos locais e urbanos. Assim, este projeto materializa-se, essencialmente, na edição de uma revista, impressa em papel e online, destinada a um público heterogéneo, local, nacional e internacional. Dessa forma, TRANSLOCAL assume a orientação de análise e divulgação cultural, tendo em conta o contexto local e potenciais articulações translocais e internacionais. A edição online conta com atualizações regulares semestrais, no qual serão publicados diversas sessões, das quais, Ensaios Visuais; Ensaios (escritos); Artigos; Diálogos; Olhares Cruzados; e Sugestões de Leitura. Para além disso, a edição digital privilegiará a divulgação semestral de trabalhos que, provenientes de diversas áreas, desenvolvem questões relacionadas com os temas de projetos e com atividades e eventos que a TRANSLOCAL promova ou que esteja associada como parceira. A edição impressa em papel terá uma regularidade anual, com um tema específico a definir pela coordenação, depois de consulta com a comissão de leitores, comissão externa de aconselhamento e responsáveis pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Funchal. Esta revista é publicada em diversas redes académicas, artísticas e culturais. Editada no Funchal, numa parceria entre o Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL), a Câmara Municipal do Funchal e a Imprensa Académica, desde 2020, TRANSLOCAL. Culturas Contemporâneas Locais e Urbanas tomará como temáticas particulares de interesse para o Funchal, para o pensar com outras realidades culturais locais e urbanas.