Image
Arquipelago de Origem:
Coimbra
Data da Peça:
1341-00-00
Data de Publicação:
07/08/2023
Autor:
Mestre Pero
Chegada ao Arquipélago:
2023-08-07
Proprietário da Peça:
Matriz de Oliveira do Hospital
Proprietário da Imagem:
Manuel V. Botelho
Autor da Imagem:
Manuel V. Botelho
Retábulo da Capela dos Ferreiros , mestre Pero de Coimbra, 1341, igreja matriz de Oliveira do Hospital, Coimbra, Portugal

Categorias
    Descrição
    Retábulo da Capela dos Ferreiros com os Doadores
    Calcário policromado.
    Mestre Pero de Coimbra  (Aragão ou Bonneuil-sur-Marnec, Paris. 1300-1350) (atrib.), Coimbra, 1341.
    A imagem em cima, por certo, veio de outro local, pois que idêntica representação é a figura central do retábulo, devendo a superior, geralmente, ser um Calvário. Desta capela, para além dos túmulos, faz parte o mítico Cavaleiro Medieval, de que outra versão se encontra no Museu Machado de Castro, desconhecendo qual o original e a cópia.
    Fotografia de Manuel V. Botelho, dezembro de 2015
    Igreja matriz de Oliveira do Hospital, Coimbra, Portugal.

    Mestre Pero de Coimbra (Aragão ou Bonneuil-sur-Marnec, Paris, 1300-Coimbra, 1350) veio para Portugal por convide da rainha, D. Isabel (1271-1336), em princípio, para fazer o túmulo da Infanta Isabel (1324-1326), neta da rainha e que morrera muito nova. Seria depois responsável pelo monumento funerário da Rainha Santa Isabel, tal como o túmulo da Infanta Isabel, hoje, na igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, tal como o túmulo de D. Gonçalo Pereira (c. 1270-1348), arcebispo de Braga, avô Nuno Álvares Pereira (1360-1431), com o mestre Telo Garcia, de Lisboa, por 1334, o túmulo de D. Vataça de Lascaris (c. 1270-1336), na Sé Velha de Coimbra, o túmulo do casal Domingos Joanes e Domingas Sabachais, na capela dos Ferreiros em Oliveira do Hospital, em que estava a trabalhar em 1341 e dez dos doze apóstolos do portal principal da Sé de Évora, para além de inúmeras imagens, com especial relevância para as Virgens do Ó.