Prof. Marcello Caetano em São Lourenço, 1969, ilha da Madeira
Categorias
- Armamento e fardamento militares
- Arquitectura Civil
- Paços, solares e palácios
- Documentos
- Fotografia / imagem
- Personalidades
- Militares
- Ministros, secretários, deputados e políticos
- Presidentes e governadores civis
Descrição
Sessão no Palácio de São Lourenço com o Professor Marcello Caetano.
Na Sala Dourada, o então Presidente do Conselho de Ministros recebe a comunicação do Presidente da Junta Geral de que o seu nome seria dado ao Estádio dos Barreiros.
Da esquerda para a direita: Cor. Fernando Homem Costa, presidente da Junta Geral, jornalista Armindo Abreu, Carlos Spínola, 1º de Abril, Cor. Acciauoli, Dr. Agostinho Cardoso, Eng. Pinto Eliseu, depois secretário de Estado das Obras Públicas, Prof. Marcello das Neves Caetano, Eng. Merville de Araújo, Cor. Artur Teodoro Ramos, chefe do E.M. do Quartel general, Dr. Fernando de Almeida Couto, presidente da Câmara Municipal do Funchal, e Cor. D. António Braamcamp Sobral, governador civil do Distrito.
Funchal, Dezembro de 1969.
Foto Diário de Notícias, Funchal, ilha da Madeira.
José das Neves Alves Marcello Caetano (1906-1980). Licenciado em Direito em 1927 pela Universidade de Lisboa, foi o primeiro a doutorar-se na mesma Universidade (1931) na especialidade de Ciências Politico-Económicas, vindo a ser reitor, entre 1959 e 1962. Vogal da União Nacional em 1932, foi comissário da Mocidade Portuguesa, ministro das Colónias e presidente da comissão executiva da União Nacional. Sucedeu a Salazar, como ministro da Presidência e depois chefe do governo, entre 1968 e 1974. Afastado com pronunciamento militar de 1974, veio a ser director do Instituto de Direito Comparado na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, onde faleceu.
Antiga Exposição Permanente de São Lourenço, n.º 57.