Pormenor da traves da cadeira de soba encimada com muquixe Chihongo, escultor Chokwe, Lunda, 1910 (c.), Leste de Angola.
Categorias
Descrição
Pormenor das traves do assento da cadeira de soba encimada com muquixe Chihongo.
Trave dos macacos e da rede de transporte do comerciante europeu (?)
Madeira esculpida, patinada e decorada com tachas de cobre, 107 cm.
Escultor Chokwe, Tchokwe ou Quioco, 1910 (c.).
Antiga coleção portuguesa dada como proveniente do espólio do capitão José Morgado da Cruz e passada aos seus descendentes.
Leilão Sotheby’s, Paris, Arts d’Afrique, d’Océanie, d’Indonésie et des Amériques, 25 de junho de 2020, lote 49, estimado entre 70.000 e 100.000 euros, vendida por 75.000 euros.
Magnífica cadeira de chefe do povo Tchokwe. A estrutura é de madeira com cariátides, travessas esculpidas e assento de pele. Esta cadeira transmite uma simbologia própria desta tribo, materializada em formas escultóricas e máscaras. Os montantes terminam com dançarino com máscara masculina (chihongo), ladeado por duas mulheres e a travessa média é igualmente preenchida por mascarados. Os pés apresentam cariátides e as travessas das pernas ilustram cenas do quotidiano com comerciantes europeus. Os chefes africanos sentavam-se tradicionalmente em bancos, com a chegada dos Portugueses, os régulos locais começaram a sentar-se em cadeiras como os Europeus para confirmar o seu estatuto social e político.