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Arquipelago de Origem:
Lisboa (cidade)
Data da Peça:
1740-00-00 00:00:00
Data de Publicação:
20161101
Autor:
Manuel da Costa Negreiros
Chegada ao Arquipélago:
2004-07-05 00:00:00
Proprietário da Peça:
Estado Maior do Exército
Proprietário da Imagem:
Rui Carita
Autor da Imagem:
Rui Carita
Palácio da Mitra ou Palácio Barbacena, arquiteto Manuel da Costa Negreiros, 1740 (c.), Largo de Santa Clara, Lisboa, Portugal.

Categorias
  • Arquitectura e Engenharia Militares
    • Instalações
  • Heráldica, emblemática e numismática
    • Familiar
Descrição
Palácio da Mitra.
Palácio Barbacena, projeto de reforma do arquiteto Manuel da Costa Negreiros (1701-1750), 1740 (c.)
Messe de Oficiais do Exército.
Santa Clara, Lisboa, Portugal.

Palácio setecentista mandado construir, no segundo quartel do séc. XVIII, pelo 4º Visconde de Barbacena, Luís Xavier Furtado de Mendonça (1692-c.1760), segundo projeto do arq. Manuel da Costa Negreiros (1701-1750). Pouco afetado pelo Terramoto de 1755, manteve-se na posse da família até 1854, altura a partir da qual conheceu sucessivas obras de remodelação e adaptação tendo em conta as suas várias ocupações. Foi Residência Patriarcal e daí a designação de Palácio da Mitra, Hospital Militar, até que, em 1925, acolheu a Messe Militar, que aí permanece atualmente. Traduzindo uma arquitetura barroca, as suas fachadas caracterizam-se pela regularidade na abertura dos vãos e pela uniformidade das janelas de sacada abertas para varandas assentes sobre mísulas e coroadas por ática. A sua fachada voltada para o Campo de Santa Clara exibe o brasão dos Barbacenas, no intervalo das duas varandas centrais do andar nobre, que sobrepujam os portais. As duas torres que definem os cantos do edifício são totalmente revestidas a pedra rusticada até ao piso nobre, monumentalizadas por estípites que ladeiam as janelas de sacada e encontram-se rematadas por cornija saliente, sustentada por mísulas lavradas. No interior merece destaque o património azulejar setecentista da portaria, da escadaria principal e de algumas salas, onde estão representadas cenas de género, de paisagem e de caça, uma figura recortada, de capa e espada, para além dos tetos com pinturas de Vieira Portuense e de José António Narciso.