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Arquipelago de Origem:
Lisboa (cidade)
Data da Peça:
1680-00-00 00:00:00
Data de Publicação:
11/02/2024
Autor:
Oficina de Lisboa
Chegada ao Arquipélago:
2024-02-11
Proprietário da Peça:
Museu Nacional do Azulejo
Proprietário da Imagem:
Turismo de Portugal
Autor da Imagem:
Turismo de Portugal
Painel de azulejos com albarrada e pavões, oficina de Lisboa, 1680 (c.), Museu Nacional do Azulejo, convento da Madre de Deus de Lisboa, Portugal.

Categorias
    Descrição
    Painel de azulejos com albarrada e pavões
    Oficina de Lisboa, 1680 (c.).
    Proveniente do convento da Esperança, em Lisboa.
    Existem outros exemplares noutros museus, como no Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, pub. por José Meco, O azulejo em Portugal, vol. da História da Arte, ed. Publicações Alfa, Lisboa, 1989, p. 148.
    Fotografia Turismo de Portugal, 12 de dezembro de 2021.
    Museu Nacional do Azulejo, mosteiro da Madre de Deus, Lisboa, Portugal

    Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, é um dos mais importantes museus de Portugal, não só pela sua coleção ímpar no contexto internacional, pois que o azulejo é, verdadeiramente, uma expressão artística diferenciadora da cultura portuguesa, como pelo edifício em que se encontra instalado, desde sempre, ele próprio, um importante repositório do azulejo português e mesmo holandês, cujas encomendas para Portugal apresentam toda um caráter que localmente não tinham. O convento foi fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525), mas nos finais do século XVII, o rei D. Pedro II (1648-1706) acudiu de novo às freiras clarissas do Mosteiro da Madre de Deus mandando-o reparar quase todo de novo. Para o efeito, chamou João Rebello de Campos, procurador da mitra do bispo de Viseu D. Jerónimo Soares (c. 1640-1695-1720), dado como detentor de uma especial capacidade para delinear plantas para edifícios, segundo Diogo Barbosa de Machado (1682-1772), que se socorreu das melhores oficinas de Lisboa, dando origem a um dos melhores conjuntos do barroco nacional. O conjunto, mediante o seu espólio, tal como uma especial política de cativação de doações e de público, sendo um dos monumentos mais visitados do país e o museu nacional, ainda sendo detentor de inúmeras distinções internacionais.