Image
Arquipelago de Origem:
Belém
Data da Peça:
2020-04-00
Data de Publicação:
14/02/2021
Autor:
Vários
Chegada ao Arquipélago:
2021-02-14
Proprietário da Peça:
Museu Nacional de Arqueologia
Proprietário da Imagem:
Tiago Carita
Autor da Imagem:
Tiago Carita
Painel da prospeção subaquática e vitrina do prato dos dromedários e dos livros da sala 1 da exposição Identity and Culture, Sharjah Archaeologic Heritage (UAE) com as tags para montagem da visita virtual, fotografia de abril de 2020, Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa, Portugal.

Categorias
    Descrição
    Painel da prospeção subaquática e vitrina do prato dos dromedários e dos livros da sala 1 da exposição Identity and Culture, Sharjah Archaeological Heritage (UAE).
    Projeto de arquitetura de Mário e Rita Varela Gomes, e outros, trabalho das oficinas da Sampaio e AcriGlobal.
    Fotografia com as tags para montagem da visita virtual de abril de 2020.
    Museu Nacional de Arqueologia, Complexo do Mosteiro dos Jerónimos, Belém, Lisboa, Portugal.

    A exposição Identidade e Cultura, Património Arqueológico de Sharjah, um dos Emirados Árabes Unidos, foi inaugurada no dia 14 de novembro de 2019 e esteve patente ao público até ao fim do ano de 2020. Esta exposição nasceu da colaboração estabelecida entre a Missão Arqueológica Portuguesa em Sharjah, ali a trabalhar desde 2017 e a Autoridade para a Arqueologia daquele Emirado, assim como do pronto acolhimento dispensado pelo Museu Nacional de Arqueologia.
    Pretendemos dar ao público visitante, agora por meios informáticos, não só aspetos significativos da identidade e cultura daquela região da Arábia, mas também os contatos que desde tempos muito remotos se estabeleceram com outras culturas e, especialmente, com os portugueses, os primeiros europeus a ali aportarem na Modernidade.
    A primeira sala abre com as palavras de Sua Alteza Sheik Dr. Sultão bin Muhammad Al-Qasimi: "Desde o tempo do aparecimento de Alexandre o Grande na área do Golfo até à chegada de Vasco da Gama, os europeus não tinham trocas diretas com o Oriente". As relações entre a Europa e as diversas cidades comerciais da Península Arábica são bastante remotas, mas foi após essa viagem que se deu o primeiro passo em direção à Globalização. Assim, a apresentação volta-se para os grandes Globos Terrestre e Celeste, o fundo azul das vitrines, com os instrumentos náuticos e cartografia, onde se combinou tecnologia europeia e islâmica, que permitiram essas viagens e contribuíram para dar ao Mundo a sua verdadeira dimensão universal. Um vídeo apresenta o atual Emirado de Sharjah, a que se seguem painéis e vitrina dedicada às campanhas da Missão Arqueológica Portuguesa naquela região (Texto para Visita Virtual, abr. 2020).