Ofício do major Artur Leal Lobo da Costa para o Administrador do Concelho de Sintra, Lisboa, Batalhão de Metralhadoras 1, 12 de janeiro de 1933, Portugal
Categorias
Descrição
Ofício do major Artur Leal Lobo da Costa para o Administrador do Concelho de Sintra
(1882-1963)
Ofício timbrado, 27 x 21 cm., do major e comandante do Batalhão de Metralhadoras 1, em Lisboa, de 12 jan. 1933, aos administradores dos concelhos limítrofes, para que lhe fossem enviados duplicados dos cadernos de chamada das praças da sua unidade, das classes de 1930 e 1931, para atualização dos elementos que possuía.
ACMSintra, Administração do Concelho de Sintra, AMSNT/ACSNT, A-A, 002, 004174.
Artur Leal Lobo da Costa (1882-1963). Natural de Coimbra, filho de José Leal da Costa e de Maria Carolina Lobo da Costa, fez carreira como oficial do Exército, frequentando a Escola de Guerra e tendo comandado várias unidades militares em Coimbra e em Lisboa, ocupando os lugares de governador civil de Leiria, de Coimbra e do Porto. Foi ainda deputado da I Legislatura da Assembleia Nacional, em 1935, renunciando ao mandato em 1937, para ocupar as funções de Governador Civil de Lisboa, lugar que ocupou entre 1937 e 1944. Em 1947, entretanto, desvincula-se da União Nacional, mas um ano depois aceitou o lugar de governador civil do Funchal para apoiar a eleição do Marechal Carmona ao 2.º mandato como Presidente da República. Tomou posse do lugar do Funchal a 25 de dezembro de 1948, organizando as eleições de fevereiro seguinte, seguindo logo a 16 desse mês para Lisboa, onde desenvolveu uma interessante atividade em prol da Madeira, conseguindo desbloquear uma série de assuntos sucessivamente adiados, na área dos reabastecimentos, do fornecimento de óleos à navegação, da construção do aeródromo da Madeira, do prolongamento do molhe da Pontinha e da nacionalização do fornecimento da energia elétrica. Ainda regressou ao Funchal, mas como já tinha acordado em Lisboa, conseguia a sua exoneração, seguindo para o continente a 26 de maio desse ano, retirando-se da vida pública e política.