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Arquipelago de Origem:
Florença
Data da Peça:
2028-00-00
Data de Publicação:
11/09/2024
Autor:
Ticiano e outros
Chegada ao Arquipélago:
2024-09-11
Proprietário da Peça:
Galeria dos Ofícios
Proprietário da Imagem:
Palácio Pitti
Autor da Imagem:
Palácio Pitti
O arranjo Vénus de Urbino na exposição do Palácio Pitti de 2018, Florença, Itália.

Categorias
    Descrição
    O arranjo Vénus de Urbino na exposição do Palácio Pitti.
    Óleo sobre madeira, 119 x 165 cm.
    Tiziano (c. 1490-1576), 1538.
    Em segundo plano, uma muito jovem mulher remexe o que parece ser uma arca de casamento, perante o olhar atento da mãe ou de uma tutora.
    Galeria dos Uffizi, Florença
    Nova Sala Verde do Palácio Pitti de 2019, Itália.

    Tiziano Vecellio (Pieve de Cadore, cerca de 1490 - Veneza, 1576). Ligado ao atelier dos Bellini, veio a trabalhar nas cortes de Ferrara, Pesaro e de Urbino, onde conheceu o imperador Carlos V (1500-1558), estabelecendo uma profícua produção até à sua morte, de peste, em 1576. Veio a ser considerado um dos principais representantes da Escola Veneziana do Renascimento e influenciando decididamente a pintura das décadas seguintes definindo as bases da pintura protobarroca e, inclusivamente, da barroca. Tendo começado, em 1497, com nove anos de idade, na casa de um tio ali residente, estudando pintura na oficina de Sebastiano Zuccato (c. 1460-1527), mestre em mosaico, três anos depois foi trabalhar com Gentile Bellini (1429-1507) e depois, em 1507, ainda com Giorgione (1477-1510), vindo a acabar uma série de trabalhos em execução neste último atelier, dado o falecimento do mestre em 1510 e a partir do que monta atelier próprio. Por volta de 1518, já dono de um estilo próprio, tornou-se conhecido não apenas em Veneza como nas cortes italianas vizinhas. Em 1530, Ticiano assistiu à coroação, em Bolonha, do imperador Carlos V, que se converteu em seu principal patrono, sendo nomeado depois pintor da sua corte, em 1533, recebendo um título de conde palatino e de cavaleiro da Espora Dourada, dominando nos anos seguintes as encomendas daquela e das restantes cortes europeias. Tudo leva a crer que esta Vénus era o trabalho de Tiziano  que o duque de Urbino por esses anos se fartou de reclamar e que acabou por nunca chegar ao seu destino, acabando por somente ficar com o nome do seu destinatário.