Montante ou espada de duas mãos, oficina ibérica (atr.), 1500 a 1600 (c.), Museu das Armas ou Museu Militar de Fes, Marrocos.
Categorias
Descrição
Montante ou espada de duas mãos
Oficina ibérica (atr.), 1500 a 1600 (c.).
Grande arma branca de comprido punho e lâmina estreita e comprida, de dois gumes e canelura central até meio do comprimento. Apresenta duas orelhas na lâmina. O punho alongado de madeira é revestido a tecido e com cravejamento de tachas de latão. A guarda de quartões retos de ferro é terminada em botão e com argolas duplas formando uma só peça. Eram armas, no século XVI, já quase só de cerimónia e desaparecendo com a utilização das armas de fogo.
Borj Nord, Museu das Armas ou Museu Militar de Fés.
Projeto de arquiteto italiano (?) e construção de artífices portugueses, 1582 a 1600 (c.).
Fez, Marrocos.
O Museu das Armas foi entregue a 22 de março de 2003 à tutela da Comissão Marroquina de História Militar e objeto de um largo projeto global de reabilitação que englobou a consolidação e o restauro do edificado, o reordenamento das envolvências, a instalação de equipamentos específicos museográficos, tal como o restauro, a reorganização da coleção e a sua exposição. O Borj Nord foi mandado construir na época dos Saadianos, apresenta baluartes bem pronunciados e desenvolvidos por técnicos italianos desde os meados do século XVI e, desde 1542, em Mazagão, por portugueses. A sua construção foi ordenada por Ahmed al Mansur Addahbi (O Dourado) (1549-1603) em 1582, muito perto do final do século e dada como levantada por prisioneiros portugueses da Batalha dos Três Reis, de Alcácer Quibir ou d'Oued al-Makhazin, em agosto de 1578.