Image
Arquipelago de Origem:
Bairro Alto
Data da Peça:
2022-11-17
Data de Publicação:
26/11/2022
Autor:
IN/Casa da Moeda e Victor Mestre
Chegada ao Arquipélago:
2022-11-26
Proprietário da Peça:
IN/Casa da Moeda
Proprietário da Imagem:
Rui Carita
Autor da Imagem:
Rui Carita
Mesa da apresentação do livro Arquitetura Vernacular de Goa. A Casa: Contexto e Tipos, Victor Mestre, IN/Casa da Moeda, Lisboa, 17 de novembro de 2022, Portugal.

Categorias
    Descrição
    Mesa de apresentação do livro Arquitetura Vernacular de Goa. A Casa: Contexto e Tipos, de Victor Mestre,
    Com Walter Rossa da Universidade de Coimbra.
    Biblioteca da IN/Casa da Moeda, Lisboa, Rua da Escola Politécnica, 17 de novembro de 2022, Portugal.

    Arquitetura Vernacular de Goa. A Casa: Contexto e Tipos
    versa sobre a habitação popular goesa. Identifica, classifica e ordena os tipos de casas inscritos no território de Goa na sua articulação com as arquiteturas vernaculares da Península Hindustânica, considerando as influências das arquiteturas hindu, católica, islâmica e coloniais, num arco cronológico que vai do século XVIII ao ano de 1961. A par da descrição e da análise do construído nas suas diferentes expressões e funções, a investigação procede à contextualização sistemática dos aspetos socioculturais e religiosos presentes, direta e indiretamente, nas casas visitadas em aturado trabalho de campo, amplamente refletido nos levantamentos exaustivos agora reproduzidos. O autor procede ainda a uma comparação metódica, em harmonia com as atividades rurais e as vivências quotidianas, das influências e dos diálogos arquitetónicos patentes na arquitetura estudada.
    A abordagem desenvolvida conjuga de forma permanente a relação entre o homem goês, o meio e o construído, desde uma simples construção efémera de apoio às atividades rurais, às tendas e cabanas, até às casas mais elaboradas de núcleo central elevado, ou formando um pátio ordenador das hierarquias espaciofuncionais. Como em muitos outros casos de arquitetura vernacular, é evidente que os alicerces das construções se encontram no homem que as constrói e habita, e é esta experiência única que este livro faz relevar. Não existe tipologia da arquitetura vernacular goesa à margem da compreensão antropológica.» In contracapa.