Image
Arquipelago de Origem:
Arábia Saudita
Data da Peça:
2024-07-27
Data de Publicação:
11/10/2024
Autor:
Mathias Mangels
Chegada ao Arquipélago:
2024-10-11
Proprietário da Peça:
Tertúlias Portugal Brasil
Proprietário da Imagem:
Tertúlias Portugal Brasil
Autor da Imagem:
Tertúlias Portugal Brasil
Economia Azul: A Oportunidade de um Mundo Sustentável e de Desenvolvimento Social, Mathias Mangels, 86ª Tertúlia Portugal Brasil, 27 de julho de 2024, Riad, Arábia Saudita

Categorias
    Descrição
    Mathias Mangels, Economia Azul: A Oportunidade de um Mundo Sustentável e de Desenvolvimento Social,  86ª Tertúlia Portugal Brasil, 27 de julho de 2024,
    Tertúlias Portugal-Brasil, Memórias de conhecimento sobre a história que nos une.
    Grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal.
    Apoio EcoAmazônia, Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia, Universidade de Santos e outras.

    SOBRE O TEMA: O que é Economia Azul? De acordo com o Banco Mundial, economia azul é o “uso sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento econômico, a melhoria dos meios de subsistência e do emprego, preservando a saúde do ecossistema”. Se a economia azul — o uso sustentável dos recursos dos oceanos — fosse contada como um país, ela seria a sétima maior economia do mundo. Se formassem uma nação, os oceanos seriam integrantes do G7. Indústrias importantes ao redor do mundo dependem da saúde dos oceanos e têm impacto sobre ela. A economia oceânica movimenta entre US$ 3 e 6 trilhões a cada ano, segundo dados das ONU. Isso inclui empregos e todos os serviços relacionados ao oceano e aos mares, incluindo navegação, pesca, energia renovável, construção de portos, turismo costeiro e infraestrutura costeira. O conceito surgiu das mãos do economista belga Gunter Pauli (1956-), que foi o primeiro a escrever sobre esta ideia em 2009, no seu livro intitulado A Economia Azul, que inclui uma reportagem que fez para a organização sem fins lucrativos Clube de Roma. Na obra, o autor buscou promover um modelo econômico que tivesse como centro o respeito ao meio ambiente e falou sobre 100 inovações que gerariam mais de 100 milhões de empregos de forma sustentável.
    SOBRE O CONVIDADO: Mathias Mangels: É mestre e graduado em Administração de Empresas pelo Institut européen d'administration des affaires - INSEAD, França, e Engenheiro Mecânico pela Universidade Mackenzie, Brasil. É socio da consultoria Symnetics/Tantum Group desde 1989 e fundador da plataforma de transformação empresarial, Rethinking Works, fundada em 2020 em Media, Pensilvânia, EUA. Tem experiência nos vários temas de transformação de organizações no que tange aos propósitos, estratégias e iniciativas das mesmas. Tem participado de programas e projetos na área de sustentabilidade e na América Latina, Europa e Oriente Médio com foco no processo de desenho e implementação, bem como no seu impacto. Atualmente, residente entre São Paulo e as localidades internacionais dos programas onde está envolvido e participa de várias organizações com foco em governo e sustentabilidade.