Image
Arquipelago de Origem:
Madeira (Região Autónoma)
Data da Peça:
1890-01-01 00:00:00
Data de Publicação:
20200307
Autor:
Photo Abreu, Lisboa
Chegada ao Arquipélago:
2004-07-19 00:00:00
Proprietário da Peça:
José Manuel de Sousa
Proprietário da Imagem:
0
Autor da Imagem:
Rui Carita
Maria Brandão, Lisboa, 1890 (c.)

Categorias
  • Documentos
    • Fotografia
  • Fotografia / imagem
    • Personalidades
      • Proprietários e comerciantes
    Descrição
    Maria Brandão.
    Indicação à margem a lápis.
    Photo Abreu, carte visite, Lisboa, 1890 (c.).
    In Floral Album, fl. 13, n.º 3.
    Álbum de Domingos Santa Clara e Carolina Gomes de Meneses. Conjunto de fotografias da família e amigos, tiradas no Funchal, Antiqua, Guadalupe, Londres, Lisboa, Nova Yorque e outros locais
    Antiga colecção Rufino de Meneses e depois Baptista de Oliveira.
    Colecção José Manuel de Sousa, Funchal.
    Domingos Santa Clara de Menezes era natural da Ponta do Sol, onde nascera em Setembro de 1859, filho de Rufino Honorato de Menezes e de D. Claudina Amália Ferreira, ambos também da Ponta do Sol. Veio a casar com 24 anos e seis meses na matriz de Santa Luzia do Funchal, a 16 de Fevereiro de 1884, com Carolina Gomes Camacho, então de 34 anos de idade, . Carolina Gomes Camacho era viúva de José Augusto Camacho, natural de Antiqua e ali falecido, devendo ser pessoa de algumas posses.
    No casamento de 1884 foram testemunhas Callis Gomes, irmã ou familiar próximo de Carolina, residente no Caminho do Til e o presbítero da sé do Funchal, José Joaquim Ferreira de Faria e Castro, parente da mãe de Domingos Santa Clara de Menezes.
    Domingos de Santa Clara de Meneses foi 3.º oficial dos Correios e teve, pelo menos, um filho, Rufino de Meneses, depois oficial de Justiça do Funchal. Foram moradores na Rua das Rosas, 10.