Loja interior do Centro Freira-da-Madeira – Dr. Rui Silva, 2012, Pico do Areeiro, Monte, Funchal, ilha da Madeira
Categorias
Descrição
Loja interior do Centro Freira-da-Madeira – Dr. Rui Silva
Pterodroma madeira; Rui Silva (1919-2011).
Campanha de 2012.
Fotografia IF-RAM, 2017.
Pico do Areeiro, Monte, Funchal, ilha da Madeira.
O Centro freira-da-madeira – Dr. Rui Silva, no Pico do Areeiro, no concelho do Funchal, onde esta ave nidifica e em homenagem a Rui Silva ter sido o pioneiro do montanhismo e escalada na Região, é um polo de informação, interpretação e de receção de visitantes e localiza-se um dos locais mais visitados da ilha graças ao seu fácil acesso, ou seja, podendo ser feito através de automóvel. Com 1818 m de altitude é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo (1861m) e do Pico das Torres (1851 m). Criado em 2012, pretende melhorar as condições de receção para os turistas e residentes que visitam o Pico do Areeiro, divulgando e promovendo o património natural da Região, destacando as diversas áreas protegidas e toda a biodiversidade.
A freira-da-madeira Pterodroma madeira é uma ave marinha pelágica, endémica da Ilha da Madeira. É uma das aves marinhas mais raras do Mundo, e esteve considerada extinta até aos finais da década de 1960. Apresenta uma população mundial de apenas 65 a 80 casais, com uma área de nidificação restrita ao Maciço Montanhoso Oriental, mais precisamente em pequenos patamares acima dos 1600 metros de altitude, localizados entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo.
Rui Martírio Gomes da Silva (Funchal, S. Pedro, 15 ago. 1919-dez. 2011), terminando o curso secundário no Liceu do Funchal em 1937, seguiu para Lisboa onde cursou Medicina na faculdade de Lisboa, que terminou em 1942, com 23 anos de idade. Regressado ao Funchal, exerceu a sua profissão no Hospital dos Marmeleiros, transitando depois para o Laboratório Distrital de Análises e para o Centro de Saúde do Bom Jesus. Ao longo de quase 7 décadas desenvolveu a prática do montanhismo, onde foi inovador nas técnicas de escalada em cerro, sendo um pioneiro nesta atividade na Madeira.