Livro de eleições da Misericórdia do Funchal, 1720, ilha da Madeira
Categorias
- Documentos
- Bilhete-postal
- Manuscrito s/pergaminho
- Pintura
Descrição
Eleição do Provedor, Escrivão e mais Irmãos. 1.ª Condição: Provedor D. José de Sá Machado. Escrivão Francisco de Ornelas da Câmara e Vasconcelos. Concelheiros o Reverendo Padre Diogo Pereira de Meneses. D. Bartolomeu de Sá Bettencourt, Nuno de Freitas da Silva, Diogo Bettencourt de Aguiar. 2.ª Condição: Gaspar Ferreira de Resende; Francisco da Silva; Francisco Gonçalves da Silva; Diogo Rodrigues de Sousa; Roque Pimentel. Mordomo da Capela Simão Fernandes. Mordomo da Bolsa Sebastião Rodrigues.
Mss. encadernado.
Misericórdia do Funchal, Liv. 553.
Arquivo Regional da Madeira.
Bilhete postal, ed. DRAC e ARM, sem data.
A confraria da Misericórdia do Funchal foi fundada em 1508, regendo-se pelo compromisso da de Lisboa. Alguns dos seus livros, um importante da mais de um milhar de livros encadernados, para além de outros documentos, conjunto incorporado no Arquivo Distrital do Funchal em 1931, apresentam iluminuras, algumas de gosto popular, mas outras de cariz bem mais erudito. Como podemos constatar o gosto divulgado pela Companhia de Jesus expandiu-se a outras instituições.
Bibliografia: Rui Carita, História da Madeira, 5 vols., SRE, Funchal, 1989 - em publicação; Maria Dina dos Ramos Jardim, A Santa Casa da Misericórdia do Funchal. Século XVIII, CEHA, Funchal, 1996.