Image
Arquipelago de Origem:
Portugal
Data da Peça:
2000-00-00
Data de Publicação:
18/02/2021
Autor:
D. Carlos A. Moreira Azevedo
Chegada ao Arquipélago:
2021-02-18
Proprietário da Peça:
Privado
Proprietário da Imagem:
Círculo de Leitores
Autor da Imagem:
Círculo de Leitores
História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e reformas, direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, Portugal

Categorias
    Descrição
    Carlos Moreira Azevedo (dir.), História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e reformas, coordenação de João Francisco Marques e de António Camões Gouveia, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.

    O 2º volume da História Religiosa de Portugal, obra em 3 volumes, mas que se articula ainda com um dicionário de mais 4 volumes, é centrado na época moderna e aborda um período da história de Portugal marcado pelo esbatimento das diferenciações religiosas, de que é exemplo a “conversão forçada” dos judeus. A perspetiva dos Humanismos e Reformas é prolongada até à Revolução Liberal de 1820. É o tempo do catolicismo triunfante, no confronto com a renovação evangélica das ordens religiosas, a crítica dos humanistas, a presença das minorias protestantes, a reforma tridentina, os humanismos iluminados ou “racionais”. Época de viragem para o Cristianismo. Unido no princípio da época, o mundo cristão aparece agora dividido.