História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e reformas, direção de Carlos Moreira Azevedo, Lisboa, Círculo de Leitores, 2000, Portugal
Categorias
Descrição
Carlos Moreira Azevedo (dir.), História Religiosa de Portugal, vol. 2, Humanismos e reformas, coordenação de João Francisco Marques e de António Camões Gouveia, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.
O 2º volume da História Religiosa de Portugal, obra em 3 volumes, mas que se articula ainda com um dicionário de mais 4 volumes, é centrado na época moderna e aborda um período da história de Portugal marcado pelo esbatimento das diferenciações religiosas, de que é exemplo a “conversão forçada” dos judeus. A perspetiva dos Humanismos e Reformas é prolongada até à Revolução Liberal de 1820. É o tempo do catolicismo triunfante, no confronto com a renovação evangélica das ordens religiosas, a crítica dos humanistas, a presença das minorias protestantes, a reforma tridentina, os humanismos iluminados ou “racionais”. Época de viragem para o Cristianismo. Unido no princípio da época, o mundo cristão aparece agora dividido.