Image
Arquipelago de Origem:
Funchal
Data da Peça:
2020-06-09
Data de Publicação:
19/05/2023
Autor:
Maria Daniela Alcântara e Rui Campos Matos
Chegada ao Arquipélago:
2023-05-19
Proprietário da Peça:
Ordem dos Arquitetos no Funchal
Proprietário da Imagem:
Ordem dos Arquitetos no Funchal
Autor da Imagem:
Ordem dos Arquitetos no Funchal
Guia da Arquitetura do Funchal do séc. XX, Maria Daniela Alcântara e Rui Campos Matos, Ordem dos Arquitetos no Funchal, 9 de junho de 2020, ilha da Madeira

Categorias
    Descrição
    Arquitetos Maria Daniela Alcântara e Rui Campos Matos, Guia da Arquitetura do Funchal do séc. XX,
    lançamento na delegação da Ordem dos Arquitetos no Funchal, 9 de junho de 2020, ilha da Madeira.

    Um projeto que pretende, através da seleção de “15 obras notáveis”, “suprir uma falta gritante no domínio da divulgação do património arquitetónico e urbanístico do Funchal, cidade que, no decurso do século XX, se viu enriquecida por um conjunto de edifícios e operações urbanísticas de assinalável qualidade”, explicita a direção num comunicado dirigido à imprensa. Neste guia, da autoria dos os interessados poderão encontrar a informação básica sobre cada obra: localização, autoria, datas de projeto, datas de construção e um pequeno texto crítico onde ela é contextualizada.
    Rui Campos Matos (Póvoa de Varzim, 1956) é arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (1984), onde se doutorou com uma tese financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) sobre Arquitetura do Turismo Terapêutico - Madeira e Canárias, 1800-1914 (2016). É investigador do Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira (UMa-CIERL) e do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (CIAUD). Exerce a arquitetura como profissional liberal na Madeira desde 1989, tendo sido presidente da Delegação Regional da Ordem dos Arquitetos (2014-2018). Sobre a Madeira e a sua arquitetura, publicou "As Origens do Turismo na Madeira - Quintas e Hotéis do Acervo da Photographia Museu - "Vicentes" (2013), Singularidades Arquitectónicas do Funchal (2019), o Guia de Arquitectura do Funchal Século XX: 15 Obras Essenciais (2020) e Hospício da Princesa Dona Maria Amélia, Um Livro de Pedra, A Book of Stone (2022). Como artista plástico (ilustração) publicou: Clepsydra, edição Livros Horizonte, Lisboa, 2006; Os Maias, Uma Antologia Ilustrada, edição Parceria António Maria Pereira, Lisboa, 2009; A Relíquia, edição Esfera Poética, Lisboa, 2013 (no prelo).