Image
Arquipelago de Origem:
Ribeira Brava
Data da Peça:
2000-00-00
Data de Publicação:
24/02/2022
Autor:
José Camacho
Chegada ao Arquipélago:
2022-02-24
Proprietário da Peça:
Museu Etnográfico da Madeira
Proprietário da Imagem:
Museu Etnográfico da Madeira
Autor da Imagem:
Museu Etnográfico da Madeira
Grilhinho ou gri-gri, José Camacho, 2000 (c.), Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, ilha da Madeira

Categorias
    Descrição
    Grilhinho ou gri-gri,
    Cana vieira trabalhada.
    José Camacho, 2000 (c.),
    Museu Etnográfico da Madeira, Ribeira Brava, ilha da Madeira

    Este idiofone especial de percussão direta é um instrumento lúdico e é conhecido na Madeira por “grilhinho” ou “gri-gri”. O "grilhinho" em cana vieira, de pequena dimensão, é um instrumento de construção simples, composto por um corpo feito com um sector de cana vieira, cortado a meio, e uma palheta igualmente de cana. O efeito sonoro produzido é semelhante ao das castanholas. Trata-se de um instrumento adaptado por José Camacho, na década de 90, a partir do simples “grilhinho” de meia casca de noz, tradicionalmente construído pelos pais, para entretenimento dos filhos no Natal, época de abundância destes frutos.
    José Camacho confeciona instrumentos musicais tradicionais e brinquedos, mantendo a tradição, de uma forma inovadora. De uma forma sustentável, procura, sempre que possível, reutilizar materiais, quer na confeção de instrumentos, quer na produção de brinquedos, explorando diferentes materiais.
    BIBLIOGRAFIA: CAMACHO, Rui, TORRES, Jorge; Catálogo “Instrumentos musicais da tradição popular madeirense”, Centro de Documentação Musical Xarabanda, 2006.