Frutos da caneleira do Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra, fotografia de Raimundo Quintal, 14 de setembro de 2024, ilha da Madeira
Categorias
Descrição
Frutos da caneleira do Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra - Eva e Américo Durão
Nome científico:
Cinnamomum verum
Nome vulgar: Caneleira
Família:
Lauraceae
Porte: Arbóreo
Origem: Sri Lanka, antigo Ceilão.
Frutos da caneleira (
Cinnamomum verum), árvore da família das Lauráceas, nativa do Sri Lanka, que gosta de viver na Madeira. Da casca pode extrair-se a canela.
Fotografia de Raimundo Quintal, 14 de setembro de 2024.
Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra - Eva e Américo Durão, Santo da Serra, ilha da Madeira.
O arquipélago da Madeira tornou-se ao longo da sua história num destino exótico dos naturalistas europeus, que aqui vinham encontrar plantas das mais variadas regiões, que se haviam aclimatado e, com o tempo, desenvolvido novas subespécies. Perto dos finais do século XVIII, já o naturalista Domingos Vandelli (1735-1816), por exemplo, quando pediu para a Madeira o envio para Lisboa da “
verdadeira árvore da canela”, teve como resposta do então governador, D. Diogo Pereira Forjaz Coutinho (c. 1730-1798), que existiam várias espécies, pelo que não poderia informar qual era a verdadeira. Nessa sequência e para servir de “
jardim de aclimatação” para as espécies a transplantar depois para os jardins reais da Ajuda e de Coimbra, igualmente por indicação de Vandelli, se alugou a Lombada do Monte, então propriedade do coronel Luís Vicente de Carvalhal (c. 1752-1798), irmão mais velho do futuro conde de Carvalhal (1778-1837), para aí efetuar a aclimatação dessas espécies.