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Arquipelago de Origem:
Funchal
Data da Peça:
2023-12-04
Data de Publicação:
17/11/2023
Autor:
Museu de Fotografia da Madeira
Chegada ao Arquipélago:
2023-11-17
Proprietário da Peça:
Museu de Fotografia da Madeira, ABM
Proprietário da Imagem:
Museu de Fotografia da Madeira
Autor da Imagem:
Vicente Gomes da Silva (filho) e outros
Fotografia e Lugar. Percursos, Cartografias e Derivas, Conferência Internacional de Estudos de Fotografia, dezembro de 2023, Universidade da Madeira, Funchal, ilha da Madeira

Categorias
    Descrição
    Fotografia e Lugar
    Percursos, Cartografias e Derivas
    Cartaz da Conferência Internacional de Estudos de Fotografia,
    Universidade da Madeira, 4 - 6 dezembro de 2023
    Funchal, ilha da Madeira

    Cartaz com fotografia da Ponte de madeira na Ribeira do Inferno, São Vicente, 1885 (c.), Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente's, Inv. VIC 538, Vicente Gomes da Silva Júnior (atr.)(Funchal, 23/09/1857; idem, 30/05/1933)
    A Conferência Internacional de Estudos de Fotografia, decorrerá de 4 a 6 de dezembro de 2023, no Colégio dos Jesuítas, na Universidade da Madeira, Funchal, com o tema Fotografia e Lugar – Percursos, Cartografias e Derivas. A conferência pretende abordar as formas através das quais a fotografia tem sido utilizada para mapear e representar territórios, e para documentar percursos, migrações e deslocamentos entre diferentes locais. Além de designar territórios espacialmente definidos, a noção de “lugar” tem sido associada a sentidos metafóricos e metonímicos, a dimensões históricas, identitárias e relacionais, que se substituem ou, pelo menos, sobrepõem a essa dimensão geográfica mais essencial. Acrescente-se que essa superação de uma circunscrição, mais propriamente territorial, está implícita nos estudos que relacionam a representação fotográfica com a imaginação geográfica, onde a fotografia surge como meio particularmente apto à definição de uma espacialidade. Nesse sentido, vislumbra-se a partir da própria revolução digital do século XXI, onde a fotografia se inscreve como prática plural e técnica híbrida, a reconfiguração deste conceito e de outros na sua proximidade, tais como: o de lugares de memória (Pierre Nora), o de não-lugar (MarcAugé), ou de heterotopia (Michel Foucault). Ao mesmo tempo, destaca-se o papel da fotografia em práticas artísticas em diferentes áreas disciplinares, que privilegiam as ideias de deambulação, deriva e acaso, nomeadamente, através do acto de caminhar, quer como objecto, quer como metodologia ou processo de trabalho para diferentes autores.