Exposição Desenho e Pintura, Academia Militar, abril de 1966, Amadora, Portugal.
Categorias
Descrição
Exposição Desenho e Pintura.
Academia Militar, abril de 1966.
Cadetes Leitão de Almeida, Agostinho Cardoso, Rui Carita, Sousa Ferreira, Dias Gaspar e Freire Nogueira.
Amadora, Portugal
Rui Alexandre Carita Silvestre (1946-) nasceu perto de Tomar, filho de um oficial da Força Aérea, então em serviço na Base Aérea de Tancos. Aluno do Colégio Militar, seguiu a carreira militar e prestou serviço na guerra colonial, em Angola e Moçambique, sendo reformado em coronel. Dedicando-se desde muito novo às artes plásticas, efetuou a sua primeira exposição individual de pintura em Moçambique, em 1972, a que se seguiram exposições na ilha da Madeira e em Portugal, mas também em Espanha, Marrocos e Turquia. Tendo fixado residência em 1973 no Funchal, licenciou-se e doutorou-se em História, tendo entrado para professor da Universidade da Madeira em 1990. Dedicando-se ao estudo da História da Madeira e do património português construído na expansão, publicou algumas centenas de trabalhos nessa área e, ampliando, entretanto, os seus trabalhos aos quadros dos Oceanos Atlânticos e Índico, ainda hoje trabalha como assessor para arqueologia e património nos Emirados Árabes Unidos.
Encontra-se representado como artista plástico em coleções oficiais de Portugal, Espanha, Itália, Vaticano, Turquia, Marrocos, Brasil, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Emirados Árabes Unidos, tendo executado trabalhos para a Universidade e o Governo Regional da Madeira, a Diocese do Funchal, o Ministério da Defesa Nacional e o Estado Maior do Exército, entre outros. Em 1986, colaborou com a pintora Maluda (1934-1999) na execução da série "Fortalezas da Madeira" para os CTTs e, em 1988, executou a coleção de selos “Casa de Colombo na Madeira”.
José Manuel Freire Nogueira (1946-), aluno do Colégio Militar e da Academia Militar, depois major general do Exército reformado, mestre em Estratégia pelo ISCSP e doutor em Relações Internacionais pela FCSH/UNL. Com uma vasta experiência militar cumpriu uma comissão de campanha em Angola, foi durante vários anos professor no então IAEM e comandou o Grupo de Artilharia da Brigada Mecanizada, tendo também passado pelos bancos de escola do Exército norte-americano. Serviu na NATO por duas vezes, primeiro como analista de Ordem de Batalha na Divisão de Informações do SHAPE (onde elaborou - em 1998 - um documento, na altura revolucionário, sobre a próxima implosão do Pacto de Varsóvia) e, mais tarde, foi conselheiro militar do embaixador de Portugal no QG da NATO em Bruxelas, tendo aí desempenhado funções como representante do Diretor Nacional de Armamento (também na UEO) e como membro do Senior Level Weapons Protection Group. Como oficial-general foi chefe da Secção de Estratégia do IAEM, Diretor de Pessoal do Exército e Co-Chairman do Defense Group on Proliferation da NATO, tendo terminado a sua carreira no ativo como Subdiretor do Instituto de Defesa Nacional. Desde então, foi Presidente do Centro Português de Geopolítica, professor no Instituto Superior da Ciências da Informação e Administração (ISCIA) e, durante dez anos Presidente da comissão de Relações Internacionais da Sociedade de Geografia de Lisboa. Colaborou com a Limes-Revista Italiana de Geopolítica durante vários anos e é autor ou coautor de 9 livros e de mais de uma vintena de artigos em jornais e revistas. Foi coordenador do Mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos no ISCIA e é professor e cocoordenador científico do Curso de Estudos Avançados de Geopolítica do IDN/Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Colabora regularmente com a UAL e com a Universidade Lusíada. Foi orientador de vários Mestrados e membro de Júri de Mestrados e Doutoramentos e foi (2019) Coordenador do Júri Sectorial para a atribuição do Prémio “Investigação Científica em Ciência Militares" do Instituto Universitário Militar. Os seus principais temas de interesse são a Geopolítica teórica e aplicada com especial enfoque na América Latina e no caso Português, além de outros temas de atualidade.