Image
Arquipelago de Origem:
Ponta Delgada (Madeira)
Data da Peça:
2023-02-15
Data de Publicação:
18/11/2023
Autor:
Alice Sousa e Teresa Jardim
Chegada ao Arquipélago:
2023-11-18
Proprietário da Peça:
Alice Sousa e Solar do Aposento
Proprietário da Imagem:
Solar do Aposento
Autor da Imagem:
Solar do Aposento
Exposição de Alice Sousa, “Cartas do Funchal”, Solar do Aposento, 15 de fevereiro a setembro de 2023, Ponta Delgada, ilha da Madeira

Categorias
    Descrição
    Exposição de Alice Sousa, “Cartas do Funchal
    (1937-),
    Curadoria de Teresa Jardim.
    Solar do Aposento, 15 de fevereiro a setembro de 2023, Ponta Delgada, ilha da Madeira.

    Esta proposta expositiva cuja curadoria tem a assinatura de Teresa Jardim viaja até à Ponta Delgada, concelho de São Vicente, ao abrigo de um circuito de itinerância pensado a partir da apresentação de uma primeira mostra homónima no Museu Henrique e Francisco Franco, conforme refere a curadora desta iniciativa: “Este programa de itinerância começou no Funchal, no Museu Henrique e Francisco Franco, e ao Funchal regressará, com uma mostra na Torre do Capitão - Núcleo Histórico e Museológico de Santo Amaro. Agora, no Solar do Aposento, entre a montanha e o mar, em lugar de um deslocamento, que na realidade se opera no plano físico, a exposição estabelece uma continuidade conceptual. Numa leitura atenta à obra de Alice Sousa, podemos constatar uma expressão insular, em detalhes formais, nas metamorfoses da cor, nas opacidades e transparências, e em atmosferas envolventes e imersivas, familiares para muitos de nós. Um filão de exploração criativa de Alice que é majorado pela instalação da sua obra em Ponta Delgada, a Norte da Madeira, numa localidade onde a Ilha se mostra muito de dentro da sua respiração natural e memória cultural. Neste contexto geográfico, Cartas do Funchal, podia bem intitular-se Cartas de uma Ilha; uma exposição/instalação que amplifica o lugar que nos acolhe como uma casa seminal”. A circulação desta exposição a Ponta Delgada decorre de uma organização conjunta entre o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira e o Solar do Aposento, espaços tutelados pelo Governo Regional da Madeira através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura/Direção Regional de Cultura.
    Maria Alice Sousa, nasceu no Funchal em 1937 e, em 1959, concluiu o 4º ano do Curso de Pintura da Escola de Belas Artes do Porto, tal como em 1963 concluiu o Curso da Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. É professora aposentada, do Ensino Básico e Secundário – Artes Visuais. Expõe, de forma individual e coletiva, desde 1960.
    Teresa Jardim é licenciada em Artes Plásticas/Pintura e em Design de Projetação Gráfica - ISAPM e ISAD/Universidade da Madeira. Exerce funções docentes em Artes Visuais. Desde 1976, participa em colectivas, com desenho, pintura, fotografia, instalação, performance e intervenções de arte pública. No recurso a múltiplos média, tem realizado dinâmicas em “campo expandido”, onde a poesia na sua vocação visuo-plástica e amplitude imersiva é parte integrante das concretizações. Realizou várias exposições individuais e publica poesia em livro e em revistas.