Image
Arquipelago de Origem:
Belém
Data da Peça:
2020-04-00
Data de Publicação:
14/02/2021
Autor:
Vários
Chegada ao Arquipélago:
2021-02-14
Proprietário da Peça:
Museu Nacional de Arqueologia
Proprietário da Imagem:
Tiago Carita
Autor da Imagem:
Tiago Carita
Entrada da exposição Identity and Culture, Sharjah Archaeologic Heritage (UAE), fotografia para montagem da visita virtual de abril de 2020, Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa, Portugal.

Categorias
    Descrição
    Entrada da exposição Identity and Culture, Sharjah Archaeological Heritage (UAE) com os globos da Academia Militar.
    Projeto de arquitetura de Mário e Rita Varela Gomes, e outros, trabalho das oficinas da Sampaio e AcriGlobal.
    Fotografia para montagem da visita virtual de abril de 2020.
    Museu Nacional de Arqueologia, Complexo do Mosteiro dos Jerónimos, Belém, Lisboa, Portugal.

    A exposição Identidade e Cultura, Património Arqueológico de Sharjah, um dos Emirados Árabes Unidos, foi inaugurada no dia 14 de novembro de 2019 e estará patente ao público até ao fim do ano de 2020. Esta exposição nasceu da colaboração estabelecida entre a Missão Arqueológica Portuguesa em Sharjah, ali a trabalhar desde 2017 e a Autoridade para a Arqueologia daquele Emirado, assim como do pronto acolhimento dispensado pelo Museu Nacional de Arqueologia. Pretendemos dar ao público visitante, agora por meios informáticos, não só aspetos significativos da identidade e cultura daquela região da Arábia, mas também os contatos que desde tempos muito remotos se estabeleceram com outras culturas e, especialmente, com os portugueses, os primeiros europeus a ali aportarem na Modernidade.
    A entrada simula ampla tenda dourada, que cobre mesmo parte do átrio do museu, com perfurações em forma de estrela, que permitem a passagem de luz em movimento, representando o céu estrelado do deserto. Do Caos que é o acesso ao Museu em dias de movimento, conduzimos o visitante para o Cosmo da nossa mostra (Texto para Visita Virtual, abr. 2020).