Image
Arquipelago de Origem:
Funchal
Data da Peça:
2022-09-20
Data de Publicação:
21/09/2022
Autor:
Diário de Notícias do Funchal
Chegada ao Arquipélago:
2022-09-21
Proprietário da Peça:
Diário de Notícias do Funchal
Proprietário da Imagem:
Diário de Notícias do Funchal
Autor da Imagem:
Diário de Notícias do Funchal
Encontro sobre Património Cultural Imaterial, Museu Quinta das Cruzes, Diário de Notícias, Funchal, 20 de setembro de 2022, ilha da Madeira

Categorias
    Descrição
    Encontro sobre Património Cultural Imaterial:
    Perspetivas de futuro – Arquipélago da Madeira.
    Museu Quinta das Cruzes, 24 de setembro de 2022.
    Sandra Gonçalves, Diário de Notícias, Funchal, 20 de setembro de 2022.
    Funchal, ilha da Madeira

    A Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura (DRC), realiza, no dia 24 de setembro, a partir das 10 horas, no Museu Quinta das Cruzes, o encontro “Património Cultural Imaterial: Perspetivas de futuro – Arquipélago da Madeira”. O encontro parte do conceito de que o Património Cultural Imaterial (PCI) remete para bens culturais intangíveis, tendo associado elementos materiais e naturais, que são fatores identitários de uma comunidade. O encontro conta com duas conferências a cargo de elementos da DRC. A primeira, pelas 10h15, sob tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”, será proferida por Élia de Sousa. A intervenção centrar-se-á na explanação e clarificação do conceito de Património Cultural Imaterial, segundo a convenção da Unesco, e referência à legislação nacional e regional. A segunda conferência, sob o tema “Ter começado é meio caminho andado”, inicia-se pelas 11 horas e será proferida por Rita Rodrigues. Abordará o papel determinante da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da atual Direção Regional da Cultura e da antiga Direção Regional dos Assuntos Culturais, no que concerne aos projetos desenvolvidos na defesa, preservação e divulgação do Património Cultural Imaterial da Região Autónoma da Madeira.
    Pelas 11h30, será apresentado, por Élia de Sousa, um conjunto de metodologias de trabalho para a realização do Plano de Mapeamento e Identificação de Património Cultural Imaterial do Arquipélago da Madeira, Haverá ainda tempo para um momento de debate, ao qual se seguirá o encerramento com uma atuação musical pela Associação Cultural e Musical Xarabanda.
    Há que sublinhar que o encontro tem acesso gratuito e está aberto a todos os interessados, particularmente os agentes e associações culturais, grupos de folclore, técnicos municipais e instituições de ensino.