Image
Arquipelago de Origem:
Lisboa (cidade)
Data da Peça:
2017-02-07
Data de Publicação:
07/07/2021
Autor:
Museu Nacional de Arte Antiga
Chegada ao Arquipélago:
2021-07-07
Proprietário da Peça:
Museu Nacional de Arte Antiga
Proprietário da Imagem:
Museu Nacional de Arte Antiga
Autor da Imagem:
Museu Nacional de Arte Antiga
Dr.ª Maria Helena Mendes Pinto perante a Vista da Praça do Rossio em Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga, 21 de fevereiro de 2017, Lisboa, Portugal.

Categorias
    Descrição
    Dr.ª Maria Helena Mendes Pinto perante a Vista da Praça do Rossio em Lisboa.
    Em segundo plano, um enterro e o Hospital Real de Todos os Santos.
    Óleo sobre tela, 39 x 59 cm.
    Mestre desconhecido, 1750 (c.).
    Coleção ARPAB, Álvaro Roquete e Pedro Aguiar Branco, Lisboa, Porto e Paris, Portugal.
    Exposição A Cidade Global, Lisboa no Renascimento, comissariada por Annemarie Jordan Gschwend e Kate Lowe, Museu Nacional de Arte Antiga.
    Fotografia de 21 de fevereiro de 2017, Lisboa, Portugal.

    Maria Helena Mendes Pinto (Lisboa, 1923 – 2018) Em 1959, inicia a sua formação no Museu Nacional de Arte Antiga sob a orientação de João Couto. Em 1963, é nomeada conservadora-ajudante, ficando a seu cargo a coleção de mobiliário. Sobre esta coleção, desenvolve uma série de estudos, exposições, publicações e ações que culminam, em 1984, na abertura da primeira exposição permanente da coleção de mobiliário português no MNAA. Em 1974, coordena a instalação da sala Patiño doada por Antenor Patiño () e, três anos depois, organiza a exposição permanente de artes decorativas francesas do século XVIII. Em 1979, colabora e coordena a exposição de Artes Decorativas Portuguesas no MNAA, por ocasião de reunião do comité internacional de Artes Decorativas do ICOM, marco fundamental na formação da consciência sobre importância desta coleção. Destacam-se ainda as suas participações na XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura, em 1983 - aprofundando e desenvolvendo estudos sobre arte luso oriental em inúmeras publicações, exposições e conferências – e na Europalia.