Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 2, C a I, Carlos Moreira Azevedo (dir.), Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.
Categorias
Descrição
Carlos Moreira Azevedo (dir.), Dicionário de História Religiosa de Portugal, vol. 2, C a I, Lisboa, Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2000 a 2006, Portugal.
O Dicionário na área da História Religiosa de Portugal, por “(...) opção é um dicionário temático e não biográfico (...)”. A recolha das ilustrações contou com a colaboração de Luís Afonso e Filipe Figueiredo. Nesta obra “(...) pretende-se ter uma perspetiva alargada do fenómeno religioso, independente de qualquer confissão religiosa particular(...). Ela é constituída por mais de quatrocentas entradas elaboradas por cento e setenta e cinco autores, selecionados por áreas de especialidade entre investigadores das diversas escolas portuguesas (...)”.— da Introdução. É assim um dicionário historiográfico, em 4 volumes, sobre identidades, movimentos, instituições e práticas associadas ao fenómeno religioso na sociedade portuguesa. O Dicionário foi desenvolvido em simultâneo e parte integrante da História Religiosa de Portugal, como um instrumento de trabalho que, através de 400 entradas, permita uma alargada visão e um conhecimento mais aprofundado sobre temas como: História das Dioceses, Ordens Religiosas, Missões, Arte Sacra, Hagiografia e Religiosidade Popular.