Diário de Luzia, Caminhos da Vida, um Jornal, coordenação de Ana Cristina Trindade e Luísa Paolinelli, Funchal, Adegi, Livros Horizonte, Lisboa, 2023
Categorias
Descrição
Diário de Luzia, Caminhos da Vida, Um Jornal.
D. Luísa Grande de Freitas Lomelino e Vasconcelos (1875-1945)
Coordenação de Ana Cristina Trindade e Luísa Paolinelli e prefácio de Paulo Miguel Rodrigues.
Adegi, Funchal e Livros Horizonte, Lisboa, 2023
Apresentação na Assembleia Legislativa da RAM, 3 de julho de 2023, Funchal, ilha da Madeira.
Luísa Susana Grande de Freitas Lomelino (Portalegre, 15 fev. 1875; Funchal, 10 dez. 1945) era filha do antigo secretário-geral do Governo Civil Dr. Eduardo Dias Grande (c. 1850-1881) e de D. Luiza Ana de Freitas Lomelino, filha do morgado das Cruzes, Nuno de Freitas Lomelino (1820-1880) e de D. Ana Welsh de Freitas Lomelino, ainda sua prima. Casou com o morgado do Jardim do Mar, Francisco João de Vasconcelos do Couto Cardoso (Funchal, 9 mar. 1870; Lisboa, 13 abr. 1928), mas divorciou-se pouco depois, dedicando-se à literatura sob o pseudónimo de Luzia.
Luísa Antunes Paolinelli é docente da Faculdade de Letras e Ciências, Professora Associada com Agregação da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, publica na área de Literatura e Cultura e também se dedica à tradução. Membro de Centro de Estudos Globais e do CLEPUL, coordena o núcleo de investigadores deste Centro na UMa. É presidente da ADEGI, Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Globais e Insulares. Participa em vários Comités Científicos de revistas portuguesas e estrangeiras e é membro do conselho científico de instituições de investigação, como a Academia Lusófona Luís de Camões, a Fondazione Nazionale Carlo Collodi e o Centro de Estudos Europes Sirio Giannini, entre outras.