Image
Arquipelago de Origem:
São Gonçalo (Funchal)
Data da Peça:
1936-03-24
Data de Publicação:
12/08/2020
Autor:
Kraft durch Freude
Chegada ao Arquipélago:
2020-08-12
Proprietário da Peça:
Elisabeth Gesche
Proprietário da Imagem:
Helena Perneta
Autor da Imagem:
Helena Perneta
Dedicatória com agradecimento e assinaturas de turistas da excursão alemã da organização nacional-socialista Kraft durch Freude do navio Oceana, Monte, Funchal, 24 e 26 de março 1936, ilha da Madeira.

Categorias
    Descrição
    Dedicatória da excursão alemã da organização nacional-socialista Kraft durch Freude do navio Oceana,
    Com agradecimento e assinaturas dos participantes, incluindo a de Kurt E. Fiché, Delegado Regional do NSDAP na Madeira, Monte, Funchal, 24 e 26 de março 1936.
    Livro de Honra III, da Quinta Olavo (residência do cônsul da Alemanha na Madeira), coleção da ex consulesa Elisabeth Gesche, ilha da Madeira.

    Os cruzeiros atlânticos da organização nacional-socialista Kraft durch Freude (1935-1939), “A Força pela Alegria”, departamento recreativo da Frente Alemã para o Trabalho, escalaram o Funchal logo em 1935, sendo também logo a organização copiada por António Ferro (1895-1956) como a Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, FNAT (junho de 1935). Estes cruzeiros foram uma encenação político-cultural da amizade luso-alemã, onde a montagem propagandística por detrás da organização KdF era engenhosamente arquitetada, baseando-se em diversos formatos e meios visuais, recorrendo a brochuras, manuais de bolso, postais dos navios fretados pela KdF com versos de canções, livros com fotografias dos cruzeiros, publicidade na imprensa e em revistas, exibição de filmes baseados nas viagens da KdF e exposição de cartazes em vários locais públicos. Estes excursionistas teriam sido convidados pelo cônsul da Alemanha, a visitar a sua casa, como consta do Livro de Honra III, da Quinta Olavo (residência do cônsul da Alemanha na Madeira). O cônsul possuía este livro onde, por tradição, assinavam todas visitas que aqui recebia. Pub. Helena Paula Freitas Perneta, A Madeira e os Alemães, 1917-1939: O discurso na imprensa madeirense, dissertação de Mestrado em Ciências da Cultura orientada por Paulo Miguel Rodrigues e Anne Martina Emonts, apresentada na Universidade da Madeira, Funchal, em setembro de 2011, p. 164