Cruzeiro monumental do antigo do convento de São Francisco de Goa, 1660 (c.), Panaji, Goa, União Indiana
Categorias
Descrição
Cruzeiro monumental do antigo do convento de São Francisco de Goa.
Alvenaria mista de pedra esculpida, 1660 (c.) e seguintes.
Antigo convento de São Francisco de Velha Goa.
Fotografia de 17 de fevereiro de 2023.
Visita do 7º colóquio internacional da Casa Senhorial Portugal, Brasil & Goa; 7th INTERNATIONAL COLLOQUIUM on MANOR HOUSES
Fundação Oriente, delegação de Pangim, Goa, 13 a 17 fevereiro 2023.
Largo da sé de Goa, Panaji, Goa, União Indiana.
A Ordem Franciscana dos Frades Menores foi a primeira a instalar-se em Goa, obtendo em 1517 permissão do rei D. Manuel I (1469-1521) para construir um convento. A primitiva igreja foi concluída em 1521 mas foi totalmente reedificada a partir de 1661, preservando-se porém um portal manuelino, incorporado na fachada da nova igreja. Esse portal, em pedra escura, apresenta um perfil trilobado tipicamente manuelino e um remate ladeado por esferas armilares, emblemas de D. Manuel. A fachada é estreita e alta, com duas torres de secção octogonal e, em frente, há um grande cruzeiro de granito local ao gosto indo-português.
O interior da igreja de São Francisco de Goa é de uma só nave abobadada, com capelas laterais e transepto, cobertos por estuque e pinturas a óleo nas paredes laterais. O piso da igreja, como outras igrejas de Goa, possui grande quantidade de campas com inscrições e brasões. A capela-mor possui várias pinturas sobre a vida de São Francisco de Assis e um grande retábulo de talha dourada datado de c.1670 com uma imagem de Jesus na cruz abraçando com um braço São Francisco.