Image
Arquipelago de Origem:
Costa do Marfim
Data da Peça:
1940-00-00
Data de Publicação:
29/06/2025
Autor:
Escultor Senufô
Chegada ao Arquipélago:
2025-06-29
Proprietário da Peça:
Antiga coleção do fotógrafo René Rickli
Proprietário da Imagem:
Zemanek Münster 2019
Autor da Imagem:
Zemanek Münster 2019
Costas da figura de antepassado feminino Senufô da sociedade "tyekpa" do leilão Zemanek-Münster de junho de 2019, trabalho de 1940 (c.), Costa do Marfim.

Categorias
    Descrição
    Costas da figura de antepassado feminino Senufô da sociedade "tyekpa".
    Sitting female figure of the "tyekpa" society; Côte d'Ivoire, Senufo · ID: 3045692
    Madeira entalhada e patinada, 41,5 cm
    Escultor Senufo, 1940 (c.)
    Costa do Marfim.
    Proveniente da coleção do fotógrafo René Rickli (1909-2013), Olten, Switzerland.
    Fotografia de 17 de abril de 2019.
    Leilão Zemanek-Münster,  92th Tribal Art Auction, 29 de junho de 2019, lote 81, vendido por 1.600 euros, Munique, Alemanha.

    Wood, brass tags, paint remains. This figures are danced at funeral ceremonies for women, with the dancers holding them on their heads with both hands.
    Os senufôssenufos ou senoufu são um conjunto de povos da África Ocidental que falam a língua gur. Ocupam uma vasta área que engloba o Sul do atual Mali até ao extremo oeste de Burquina Fasso, Costa do Marfim e Gana. Chegaram na Costa do Marfim entre os séculos X e XV em levas sucessivas de migrações decorrentes de alterações políticas nos Impérios do Gana e do Mali, emigração que intensificou no século XVI, com a ascensão do Império Songai. Como a maior parte das sociedades africanas possuem sociedades secretas masculinas, com destaque para a Cimô e a Poro, sumariamente descritas pela primeira vez, em 1616, pelo padre jesuíta Manuel Álvares (fal. 1619). Especialmente hierárquicas e ligadas ao culto dos antepassados, com complexos ritos de passagem, ambas possuindo figuras de aves como antepassados ancestrais.