Image
Arquipelago de Origem:
Lisboa e Vale do Tejo
Data da Peça:
1590-00-00
Data de Publicação:
05/02/2021
Autor:
Não identificado
Chegada ao Arquipélago:
2021-02-05
Proprietário da Peça:
DGPC
Proprietário da Imagem:
José Paulo Ruas/MNA
Autor da Imagem:
José Paulo Ruas
Astrolábio da nau Nossa Senhora dos Mártires, 1590 (c.), Lisboa, Portugal

Categorias
    Descrição
    Astrolábio da nau Nossa Senhora dos Mártires.
    Liga de cobre, 16,7 cm.
    Lisboa (?), 1590 (c.).
    Esta nau naufragou em 1609, frente ao forte de São Julião da Barra (Oeiras), tendo no espólio recuperado nos finais do século XX sido encontrados 3 astrolábios portugueses (DGPC. CNANS. 2).
    Fotografia de José Paulo Ruas para o catálogo da exposição Identity and culture, Sharjah Archaeological Heritage (UAE), Lisboa e Saragoça, 2019, ficha de Mário Varela Gomes, p. 54.
    Museu Nacional de Arqueologia, Complexo do Mosteiro dos Jerónimos, Belém, Lisboa, Portugal.

    A exposição Identidade e Cultura, Património Arqueológico de Sharjah, um dos Emirados Árabes Unidos, foi inaugurada no dia 14 de novembro de 2019, com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca e o Xeque Sultão Bin Ahmed Al-Qasimi, Presidente do Conselho de Comunicação Social de Sharjah, em representação de sua Alteza Xeque Doutor Sultão bin Muhammad Al-Qasimi, Emir de Sharjah e esteve patente ao público até ao fim do ano de 2020. Esta exposição nasceu da colaboração estabelecida entre a Missão Arqueológica Portuguesa em Sharjah (IAP/NOVA Lisboa), ali a trabalhar desde 2017 e a Autoridade para a Arqueologia daquele Emirado, assim como do pronto acolhimento dispensado pelo Museu Nacional de Arqueologia.