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Arquipelago de Origem:
Tshokwe
Data da Peça:
2010-11-00
Data de Publicação:
13/04/2025
Autor:
Jean-Baptiste Bacquart
Chegada ao Arquipélago:
2025-04-13
Proprietário da Peça:
Privado
Proprietário da Imagem:
Privado
Autor da Imagem:
Privado
Art tribal d'Afrique Noire, Jean-Baptiste Bacquart, Paris e Londres, Thames & Hudson, novembro de 2010

Categorias
    Descrição

    Jean-Baptiste Bacquart, Art tribal d'Afrique Noire, Paris e Londres, Thames & Hudson (4 Nov. 2010)
    Jean-Baptiste Bacquart a étudié l'histoire de l'art et l'archéologie à la Sorbonne et à l'École du Louvre. Ancien directeur du département d'art tribal de Sotheby's Londres, il est actuellement conseiller auprès de collectionneurs privés et de musées pour l'acquisition et la conservation d'objets d'art.


    Máscara Mwana Pwo dos tchokwe conhecidos tradicionalmente como excelentes caçadores e escultores, habitam atualmente em Angola, República Democrática do Congo e também na Zâmbia O seu lugar de origem, no entanto, está localizado em Angola, onde os rios Kwango, Kassai e Lungwe-Bungo têm as suas nascentes. As máscaras Chihongo e Pwo são as mais conhecidas dos tchokwe e as mais apreciadas nos museus e coleções privadas ao redor do mundo.
    A máscara Pwo costumava representar uma mulher madura que conseguiu provar a sua fertilidade ao ter uma criança. Mais recentemente, no entanto, essa máscara passou a representar, possivelmente por influência europeia, uma moça jovem e o desejo de ter muitos filhos. A máscara Pwo apresenta múltiplas facetas: pode representar uma figura feminina em geral, com seus traços caricaturais, ou secretamente ser o retrato de alguém importante e amado O seu caráter versátil também é devido ao seu uso em espetáculos bastante populares, que podem acontecer em diferentes ocasiões, desde cerimónias tidas como tradicionais dos tchokwe e, atualmente, até em comícios políticos e festas como a de Natal, por exemplo.
    O rosto da máscara Pwo é geralmente ornamentado com a representação das tatuagens ou escarificações mais tradicionais dos tchokwe. É possível observar na região da testa da máscara aqui apresentada o chamado cingelyengelye, entrelaçado cruciforme de extremidades triangulares A sua forma mais comum lembra a cruz de Malta. Encontrado tanto em pingentes, como em tatuagens e escarificações, o cingelyengelye é o símbolo identitário mais conhecido dos tchokwee simboliza para esse povo o deus supremo Nzambi. Na área logo abaixo dos olhos é possível encontrar marcas que fazem referência às lágrimas chamadas entre os tchokwe de masoji. É a designação de uma tatuagem de cicatrizes em grãos usada tanto por homens quanto por mulheres também na região imediatamente abaixo dos olhos.