Art tribal d'Afrique Noire, Jean-Baptiste Bacquart, Paris e Londres, Thames & Hudson, novembro de 2010
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Descrição
Máscara Mwana Pwo dos tchokwe conhecidos tradicionalmente como excelentes caçadores e escultores, habitam atualmente em Angola, República Democrática do Congo e também na Zâmbia O seu lugar de origem, no entanto, está localizado em Angola, onde os rios Kwango, Kassai e Lungwe-Bungo têm as suas nascentes. As máscaras Chihongo e Pwo são as mais conhecidas dos tchokwe e as mais apreciadas nos museus e coleções privadas ao redor do mundo.
A máscara Pwo costumava representar uma mulher madura que conseguiu provar a sua fertilidade ao ter uma criança. Mais recentemente, no entanto, essa máscara passou a representar, possivelmente por influência europeia, uma moça jovem e o desejo de ter muitos filhos. A máscara Pwo apresenta múltiplas facetas: pode representar uma figura feminina em geral, com seus traços caricaturais, ou secretamente ser o retrato de alguém importante e amado O seu caráter versátil também é devido ao seu uso em espetáculos bastante populares, que podem acontecer em diferentes ocasiões, desde cerimónias tidas como tradicionais dos tchokwe e, atualmente, até em comícios políticos e festas como a de Natal, por exemplo.
O rosto da máscara Pwo é geralmente ornamentado com a representação das tatuagens ou escarificações mais tradicionais dos tchokwe. É possível observar na região da testa da máscara aqui apresentada o chamado cingelyengelye, entrelaçado cruciforme de extremidades triangulares A sua forma mais comum lembra a cruz de Malta. Encontrado tanto em pingentes, como em tatuagens e escarificações, o cingelyengelye é o símbolo identitário mais conhecido dos tchokwee simboliza para esse povo o deus supremo Nzambi. Na área logo abaixo dos olhos é possível encontrar marcas que fazem referência às lágrimas chamadas entre os tchokwe de masoji. É a designação de uma tatuagem de cicatrizes em grãos usada tanto por homens quanto por mulheres também na região imediatamente abaixo dos olhos.