Arcanjo São Miguel das Almas no Juízo Final, Buffalmacco e outros, 1337 a 1341, Cemitério Monumental do Campo Santo, Pisa, Itália
Categorias
Descrição
Pormenor do arcanjo São Miguel das Almas no Juízo Final do Triunfo da Morte.
Fresco de Buonamico di Martino da Firenze, dito Buffalmacco (1262-1340), 1337 a 1341.
Cemitério Monumental do Campo Santo.
Fotografia de 29 de janeiro de 2009.
Praça dos Milagres, Pisa, Itália.
Neste monumental trabalho dos frescos do Campo Santo (Cemitério Monumental de Pisa), trabalharam ainda com Buonamico di Buffalmacco (1262-1340), Francesco Traini, Antonio Veneziano, Spinello Aretino, Taddeo Gaddi, Piero di Puccio e Benozzo Gozzoli. A chegada a Pisa com os soldados das Cruzadas de uma certa quantidade de terra, proveniente da Gólgata, onde fora crucificado Jesus, enviada pelo arcebispo Ubaldo de Lanfranchi, levou à construção de um Cemitério Monumental, por volta de 1280. O conjunto ainda seria enriquecido com uma enorme coleção de sarcófagos romanos e cristãos primitivos, assim como de frescos, a que restauros recentes acrescentaram as sinopias, ou seja os desenhos preparatórios, sendo o conjunto identificado como ilustrativo da terrível Peste Negra ou Peste de Praga.
A peste negra ou peste bucólica foi uma epidemia medieval, tendo sido responsável pela morte de cerca de um terço da população europeia no século XIV, na ordem de 75 para 200 milhões de pessoas, cujo pico ocorreu por 1347 a 1351 e que, sob várias variantes, continuou a assolar a Europa ao longos dos séculos seguintes. A comunidade científica não é unânime relativamente ao agente patogénico responsável por esta epidemia, podendo o agente responsável pela peste negra ter sido um vírus semelhante ao do ébola, embora se defenda que se tratava da bactéria Yersinia pestis disseminada por ratos e pela falta de higiene.