Image
Arquipelago de Origem:
São Roque (Funchal)
Data da Peça:
1700-00-00
Data de Publicação:
24/02/2022
Autor:
Vários
Chegada ao Arquipélago:
2022-02-24
Proprietário da Peça:
Família Afonso/Capela da Conceição de São Roque
Proprietário da Imagem:
Duarte Gomes/JM
Autor da Imagem:
Duarte Gomes
Altar da capela de Nossa Senhora da Conceição, 1700 (c.), fotografia de 2017, São Roque, Funchal, ilha da Madeira

Categorias
    Descrição
    Altar da capela de Nossa Senhora da Conceição.
    Moldura de cantaria pintada, talha dourada de oficina madeirense e imagem de oficina continental.
    Talha atribuível, com reservas, à oficina de Manuel Pereira de Almeida (1643-c. 1710/20), dada o mandorla sob a Virgem utilizada por esta oficina e, já com o tio, Manuel Pereira (c. 1605-1679), em outros trabalhos.
    Campanha de 1700 (c.) e seguintes
    Fotografia de Duarte Gomes/JM, 30 de novembro de 2017.
    Caminho de São Roque, 14, Funchal, ilha da Madeira.

    Esta capela foi fundada pelo cónego António Lopes de Andrade (1640-1704), em 1700, sendo benzida a 7 de dezembro desse ano, mas optando o cónego, depois, por se sepultar na sé do Funchal, onde se encontra a sua lápide sepulcral. Ostenta a capela, entretanto, restos de painéis de azulejos dos meados do século XVII, provavelmente de outro edifício ou da igreja matriz, um pouco acima, entretanto reconstruida por 1800. O conjunto da capela e do adro tiveram ainda reabilitação de 1890 (c.). Atualmente, esta capela é propriedade privada, pertencendo ao herdeiros da família Afonso e as missas que, esporadicamente, ali se realizam são proferidas pelo pároco de São Roque, tal como tem acontecido nos dias 8 de Dezembro, dia da festividade anual em devoção a Nossa Senhora da Conceição, data da "função do porco", tal com também era nesse dia que a tradição mandava deitar  as searas de molho para a futura lapinha do Natal.
    Mandorla é um termo conceitual da história da arte e refere-se a uma glória ou aura em torno de uma figura inteira. Assim, o Mandorla difere, por exemplo, da luz sagrada, ou auréola, que envolve apenas a cabeça. Além das exceções, o Mandorla é reservado para Cristo e mostra-o no tipo de Majestas Domini ou como Pantokrator, mas, rapidamente, também passou para as representações da Virgem.