Image
Arquipelago de Origem:
Madeira (Região Autónoma)
Data da Peça:
2018-03-00
Data de Publicação:
21/10/2020
Autor:
Alberto Vieira
Chegada ao Arquipélago:
2020-10-21
Proprietário da Peça:
CEHA
Proprietário da Imagem:
CEHA
Autor da Imagem:
CEHA
Alberto Vieira, O Poio na Humanização do Território e na Construção da Agricultura Madeirense, Cadernos de divulgação do CEHA, “Projecto Memória das Gentes que fazem História”, nº 3, Funchal, SRTC, DRC, março de 2018, ilha da Madeira.

Categorias
    Descrição
    Alberto Vieira, O Poio na Humanização do Território e na Construção da Agricultura Madeirense,
    Alberto Vieira (1956-2019)
    Cadernos de divulgação do CEHA, “Projecto Memória das gentes que fazem História”, nº 3, Funchal, SRTC, DRC, março de 2018, ilha da Madeira.

    Baixo-relevo de António Aragão (1924-2008), cerâmica vidrada, Fábrica do Outeiro, Águeda, 1962, Mercado Municipal de Santa Cruz, ilha da Madeira.
    A Madeira protagonizou um papel importante na História da Agricultura no Espaço atlântico, catapultando a agricultura europeia para o mundo atlântico, que experimentou de forma eficaz, produtos e técnicas de cultivo e transformação, que permitiram gerar riqueza e encontrar, por vezes, solução para as necessidades alimentares europeias. É notável a obra de mais de quinhentos anos dos europeus no processo de apropriação e humanização do solo. Por falta de condições, o homem construiu a casa e o poio donde extrai o seu sustento à beira ou em pleno abismo.