D. António Manuel Pereira Ribeiro, bispo do Funchal, 25 de junho de 1914, Atelier Vicente's, Funchal, ilha da Madeira
Categorias
Descrição
D. António Manuel Pereira Ribeiro, bispo do Funchal
(1879-1957)
Funchal, 25 de junho de 1914.
Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente's, VIC 13951, em depósito na DRABM.
Exposição A Madeira e os Ventos da Emigração, exposição coordenada por Sara Moura e Filipe dos Santos, Museu de Fotografia da Madeira, Atelier Vicente's, secção do retrato:
Numa época em que a fotografia era uma quase extravagância, um momento carregado de solenidade, o retrato era uma afirmação social, que apresentava diferentes tonalidades. Desde a sua função mais prática e burocrática, como a necessidade de ter uma passaporte para viajar, a fotografia passava pelo mercado da saudade, da recordação que se levava da família que ficava para trás, até à manifestação do sucesso conquistado à força do trabalho, da coragem e da sorte de quem partiu e de quem festejou o regresso.
Funchal, ilha da Madeira.
D. António Manuel Pereira Ribeiro (Friande, Póvoa de Lanhoso, 16 fev. 1879; Funchal, 22 mar. 1957). Filho de Duarte Dias Ribeiro e de Deolinda Rosa da Silva Pereira foi apresentado cónego da sé do Funchal em 1905 para professor do seminário do Funchal, sendo elevado a bispo do Funchal em 1914, conhecendo nesses anos as dificuldades da separação da Igreja do Estado, mas vindo a ser, com o Estado Novo, em 1940, agraciado com Grã-cruz da Ordem de Cristo. Já muito doente veio a solicitar a indigitação de um auxiliar, para o que foi apresentado D. Manuel de Jesus Pereira (1911-1978), em 1948, como bispo auxiliar do Funchal, altura da colocação das armas no Paço Episcopal, datadas de 1951.