Tampas de provérbios Woyo do leilão Zemanek-Münster, de outubro de 2016, escultor Woyo, 1930 (c.), Republica Democrática do Congo.
Categorias
Descrição
Tampas de provérbios Woyo.
Two lids from food containers "mabaia mazungu" or "taampha", before 1930, D. R. Congo, Woyo.
Madeira esculpida e patinada, 19,5 cm e 20,5 cm.
Escultor Woyo, 1930 (c.), Cabinda ou Republica Democrática do Congo.
Proveniente de Colonial administrator (before 1930); Belgian Private Collection, Brussels; Alain Guisson (1951-2019), Brussels, Belgium
Leilão Zemanek-Münster, 81th Tribal Art Auction, 31 de outubro de 2015, lote 500, vendidas por 3.000 euros, Munique, Alemanha.
Wood, brown patina (matt and shiny), each of round form, carved with shells and swivelled horn etc., min. dam., fine cracks, small traces of insect caused damage, abrasion of paint; the carved motifs symbolize pictorial narratives representing proverbs.
Comparing literature: Phillips, Tom (Hg.), Afrika, Die Kunst eines Kontinents, Berlin 1996, p. 253.
As tampas de panela com provérbios de Cabinda, especificamente designadas "taampha" encontram-se entre algumas das mais disputadas peças de arte africana. Estas tampas, algumas verdadeiras relíquias de família, são ainda utilizadas como objetos de poder. Encontram-se ainda ligados a cultos rituais, de lemba, ligados ao culto dos alimentos e à forma de receber entre os Woyo de Cabinda. Entre os Woyo a posição da mulher é reforçada por uma estrutura matrilenear, pelo que as crianças nascidas de uma união pertencem ao clã genealógico da mãe, o que igualmente acontece em outros grupos bantus. Assim a mulher apresenta uma certa liberdade perante o marido. No entanto, as mulheres não tomam as refeições com os homens, que tomam as refeições com os filhos e, especialmente, com as visitas masculinas. É aliás costume, as mulheres escolherem quem dorme com o visitante, podendo mesmo a mulher da casa optar por ser ela, ou enviar uma filha. A escolha da tampa e do respetivo provérbio a acompanhar a refeição é assim da responsabilidade das mulheres e adquire um especial significado. Infelizmente nem sempre é possível identificar o provérbio representado e que, algumas vezes, se encontra acompanhada de uma representação geométrica que parece ser a assinatura do autor.