Crucifixo da catedral católica de Westminster, projeto neo-gótico de 1900 (c.), Londres, Inglaterra
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Descrição
Crucifixo da catedral católica de Westminster
Projeto de John Francis Bentley (1839-1902) e William Christian Symons (1845-1911), 1900 (c.).
Trabalho ao gosto italiano de Giunta Pisano (c. 1190-c. 1263) e Cimabue (c. 1240-1302)
Levantamento na deslocação para apresentação da História da Madeira da Imprensa Académica, Funchal, 2024, na embaixada de Portugal, organização de Eugénio Perregil.
Victoria Street, Westminster, Londres, Inglaterra
A Catedral de Westminster ou Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo situa-se na Victoria Street em Westminster. Foi mandada levantar pelo cardeal Herbert Vaughan (1832-1903) com um projeto neobizantino e, também algum gosto neo-mudejar nos materiais exteriores, do arquiteto John Francis Bentley (Doncaster, 30 jan 1839; Londres, 2 mar. 1902), tendo a construção sido iniciada em 1895, inaugurada em 1903 e, finalmente consagrada, a 28 de junho de 1910, mas ainda com o interior quase sem qualquer decoração.
Com mais de 10 metros de altura (30 pés) e esculpida em madeira, esta cruz foi feita em Bruges, na Bélgica, a partir de um desenho de John F Bentley (1839-1902). O design para a sua decoração foi preparado depois pelo pintor William Christian Symons (1845-1911), amigo e colaborador do arquiteto.
Este modelo de crucifixo foi divulgado por Giunta Pisano ou Giunta da Pisa ou mesmo Giunta Capitini (Pisa, c. 1190-c. 1263) que é o pintor italiano mais antigo cujo nome aparece inscrito em uma obra de arte e, neste caso, em várias. Trabalhou de 1229 a 1254 e pode ter nascido em Pisa, filho de um tal Capitini, ou ali tendo começado a trabalhar e onde estava, de novo, entre 1241 a 1254, de acordo com atas notariais. Pintava em tecido colocado sobre madeira e preparado com emplastro. A sua obra mais importante perdeu-se em Assis, havendo, no entanto, a transcrição da assinatura. Outro Crucifixo, de 1250, na abside esquerda da Basílica de São Domenico, em Bolonha, apresenta a inscrição em latim: Cuius docta manus me pixit Junta Pisanus (pintado pela mão de Giunta Pisano), que é um fragmento da documentada em Assis. Os seus crucifixos influenciaram, decididamente, depois, os de Cimabue (c. 1240-1302).