Vista provável área de Al Bidiyah da antiga fortaleza portuguesa de Libédia ou Libidia, janeiro de 2020, Emirado de Fujairah, Emirados Árabes Unidos.
Categorias
Descrição
Vista provável área de Al Bidiyah da antiga fortaleza portuguesa de Libédia ou Libidia.
Campanha de 1623 (c.)
Visita da The Portuguese Archaeological Mission at Kalba (Sharjah, U.A.E.), campanha de arqueologia do IAP de 2020 na antiga fortaleza de Al Qasimi em Khor Kalba, antiga Quelba.
Fotografia de 10 de janeiro de 2020.
Al Bidiyah, Emirado de Fujairah, Emirados Árabes Unidos.
A pequena fortaleza de Libéria, Libédia ou Libidia, a atual Al Bidiyah, era idêntica à de Mada (hoje Madha, Fujeirah ou Najad Al Miqsar, Khorfakkan), mas com dois meios baluartes nos flancos, descrevendo-a Bocarro como também quadrada, do feitio de mouros, com um muro baixo de duas braças e meia de altura (5 metros). Tem um grande circuito, com seis baluartes e um que está a cavaleiro, pegado ao muro, com mais dois em redondo da povoação, ficando em distância de tiro de espingarda. No álbum de São Julião da Barra cita-se: Uma légua de Corfacão para Norte, na praia está situada a fortaleza de Libidia, como se vê em uma baía amparada ao Sul, Sudoeste, Noroeste e Oeste; sua povoação é até 200 vizinhos. Fundou-a Mateus de Seabra, no ano de 1623, por determinação do capitão geral Rui Freire. Tem de presidio um capitão lascarim com 20 soldados.
A provável muralha da antiga fortaleza portuguesa foi localizada e escavada pela arqueóloga Michele C. Ziolkowski B.A. (1970-) em 1995 e publicadas depois como "Excavations at Al-Bidiyya: new light on the Portuguese presence in the Emirates", in Tribulus, Bulletin of the Emirates Natural History Group, out./inv. 1999, vol. 9, nº 2, p. 20, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.