1494: D. João II e o Segredo do Brasil, Manuel da Silva Rosa, 91ª Tertúlia Portugal Brasil, 2 de novembro de 2024,
Categorias
Descrição
Manuel da Silva Rosa, 91ª Tertúlia Portugal Brasil, 2 de novembro de 2024, 1494: D. João II e o Segredo do Brasil,
Tertúlias Portugal-Brasil, Memórias de conhecimento sobre a história que nos une.
Grupo de trabalho transnacional capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo General Rui Moura, por parte de Portugal.
Apoio EcoAmazônia, Fundação para o Ecodesenvolvimento da Amazônia, Universidade de Santos e outras.
SOBRE O TEMA
A apresentação sobre "1494: D. João II e o Segredo do Brasil" revela um dos maiores segredos da expansão marítima portuguesa, resultante de uma profunda investigação documental. A apresentação desafia a versão tradicional da história, sugerindo que os navegadores portugueses já haviam chegado ao Brasil antes de 1492, durante o reinado de D. João II, muito antes da descoberta oficial por Pedro Álvares Cabral em 1500. Essa descoberta, mantida em segredo, teria sido uma das motivações centrais para a assinatura do Tratado de Tordesilhas. O autor destaca a coragem dos exploradores portugueses, que enfrentaram o desconhecido, contribuindo para a construção de novas rotas marítimas, honrando esses pioneiros, buscando a verdade por trás da história oficial.
SOBRE O CONVIDADO
Manuel da Silva Rosa é um historiador luso-americano nascido na ilha do Pico, doutorado em História Insular e Atlântica, e radicado nos Estados Unidos desde 1973. Reconhecido internacionalmente como um dos maiores especialistas na vida de Cristóvão Colón, tem contribuído para investigações científicas sobre o tema e participou em projetos de relevância global. É um dos membros fundadores da Associação Cristóvão Cólon, Cuba, Portugal. Além de colaborador frequente em universidades e meios de comunicação, é autor de diversas obras, incluindo os livros "Portugal e o Segredo de Colombo", “COLUMBUS versus COLÓN" e "1494: D. João II e o Segredo do Brasil". Ao longo da carreira, recebeu várias distinções, como o Independent Press Award (2017), o New York City Big Book Award (2018) e o Globe of Independence (2024).