Caneleira em flor do Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra, fotografia de Raimundo Quintal, 1 de setembro de 2024
Categorias
Descrição
Frutos da caneleira do Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra - Eva e Américo Durão
Nome científico:
Cinnamomum verum
Nome vulgar: Caneleira
Família:
Lauraceae
Porte: Arbóreo
Origem: Sri Lanka, antigo Ceilão.
Frutos da caneleira (
Cinnamomum verum), árvore da família das Lauráceas, nativa do Sri Lanka, que gosta de viver na Madeira. Da casca pode extrair-se a canela.
Fotografia de Raimundo Quintal, 14 de setembro de 2024.
Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra - Eva e Américo Durão, Santo da Serra, ilha da Madeira.
O arquipélago da Madeira tornou-se ao longo da sua história num destino exótico dos naturalistas europeus, que aqui vinham encontrar plantas das mais variadas regiões, que se haviam aclimatado e, com o tempo, desenvolvido novas subespécies. Perto dos finais do século XVIII, já o naturalista Domingos Vandelli (1735-1816), por exemplo, quando pediu para a Madeira o envio para Lisboa da “
verdadeira árvore da canela”, teve como resposta do então governador, D. Diogo Pereira Forjaz Coutinho (c. 1730-1798), que existiam várias espécies, pelo que não poderia informar qual era a verdadeira. Nessa sequência e para servir de “
jardim de aclimatação” para as espécies a transplantar depois para os jardins reais da Ajuda e de Coimbra, igualmente por indicação de Vandelli, se alugou a Lombada do Monte, então propriedade do coronel Luís Vicente de Carvalhal (c. 1752-1798), irmão mais velho do futuro conde de Carvalhal (1778-1837), para aí efetuar a aclimatação dessas espécies.