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Arquipelago de Origem:
Serra Leoa
Data da Peça:
1490-00-00
Data de Publicação:
25/05/2024
Autor:
Oficina sapi-portuguesa
Chegada ao Arquipélago:
2024-05-25
Proprietário da Peça:
Privado
Proprietário da Imagem:
Ezio Bassani e William B. Fagg
Autor da Imagem:
Ezio Bassani e William B. Fagg
Olifante ou trompa de caça de aparato com as armas de Portugal de coleção privada, oficina sapi-portuguesa da Serra Leoa, 1490 a 1530 (c.), Estados Unidos da América.

Categorias
    Descrição
    Trompa de caça de aparato ou olifante com as armas de Portugal.
    Marfim de elefante esculpido.
    Oficina sapi-portuguesa da Serra Leoa, 1490 a 1530 (c.).
    Coleção privada.
    Pub por Ezio Bassani (1924-2018) e William Buller Fagg (1914-1992), Africa and the Renaissance: Art in Ivory, New York 1988, Estados Unidos da América.

    Este grupo de peças tem sido atribuído às oficinas da Serra Leoa com base no relatório de 1506/10 do informador e editor Valentim Fernandes (c. 1450-1519), conhecido pelo manuscrito deste impressor, Códice da Biblioteca de Munique ou Relação de Diogo Gomes, que forneceu os dados, onde se escreveu que os habitantes daquela área possuíam especial talento manual para a execução de saleiros de marfim e de colheres, executando as gravações com base em desenhos que lhes forneciam. As figuras destas peças revelam afinidades com as esculturas em pedra-sabão ditas ‘nomoli’, também desta área, mas nestes marfins de muito especial qualidade. Entre os finais do XVI e os inícios do XVII, as guerras em que se envolveram estas etnias, como os sapi, os sherbro, os mende e os kissi, levaram à sua migração, perdendo-se, em grande parte, a cultura das oficinas de marfim, tal como as de escultura em pedra-sabão. Até à data, ao que saibamos, foram registadas pelo menos 41 trompas de marfim sapi e bini-portuguesas, assim como 63 saleiros - completos ou fragmentados - 3 pixides, 3 punhais ou cabos de punhais, 8 colheres e 3 garfos, todos eles da autoria dos escultores do Benim e da Serra Leoa, também provavelmente responsáveis pelas figuras de pedra ditas nomolis, mas numa outra qualidade.